domingo, 8 de janeiro de 2012

Disciplina… porque não?


"O segredo do sucesso é a constância de propósito."
Benjamin Disraeli

Disciplina a palavra. Afasta o pensamento de que a disciplina é uma palavra ruim. Na verdade trata-se de uma palavra muito positiva que vai levar-te a alcançar os teus sonhos. É como os sentimentos que associamos, por exemplo, ao trabalho. Quando pensamos em algo como “trabalho” começamos a temê-lo. Quando ouvimos a palavra disciplina, ela pode trazer sentimentos negativos. Acaba com isso. Começa hoje a mudar os teus pensamentos sobre a disciplina.

Concentra-te. Tens a certeza de que sabes para onde estás a ir? A chave aqui é fazer com que os principais componentes da tua missão, dos teus valores e dos teus objectivos estão de facto alinhados. Lembra-te que este alinhamento vai ajudar-te a avançar. Em seguida, a disciplina é o que te vai permitir avançar e seguir em frente.

Não percas de vista o “porquê?”. Este é um factor muito importante quando estás a trabalhar a disciplina. Quando tens aqueles momentos em que queres fazer “batota”. Quando apenas não queres ir, tu tens que olhar para os teus "porquês". Os "porquês importantes" da vida criam uma enorme motivação. Certifica-te que os manténs debaixo de olho.

Presta atenção aos teus hábitos. Diz-se que criamos os nossos hábitos, e depois os nossos hábitos vão-nos criando. Tu precisas de criar hábitos bons e consistentes. Um dos hábitos que criei foi o de ouvir, todos os dias, um podcast motivacional e muito positivo. Com ele elevo a minha consciência do que me rodeia, algo que tem sido deveras importante. Eu não posso dar desculpas, tornou-se um hábito. Tenho crescido muito com isso. Quais são os teus hábitos?
Podes precisar de trabalhar neles um pouco mais ou mesmo alterá-los. A disciplina irá ajudar-te a fazê-lo. Somos criaturas de hábitos. Mudar os teus hábitos muda a tua vida.

Não esperes que “te apeteça”. Para de esperar até que tudo esteja perfeito. Tu não vais viver a tua vida de sonho com essa atitude. Tens que ser capaz de ir atrás do que queres. Para de esperar. A disciplina envolve, por vezes, fazer coisas que nós não queremos fazer. Basta olhar para o "porquê". Arranja a motivação necessária e vais atrás do teu objectivo.

Deixa-te de desculpas. Ter disciplina exige honra. Honra significa não dar desculpas. No mundo de hoje algumas coisas “correm” conforme o planeado e outras não. Se não saem como planeado, liberta-as e reconhece esse facto, aprende a lição que esse facto implica e depois, segue em frente. Não há mais desculpas neste ano.

A auto-disciplina não é uma característica, é uma habilidade. Tu podes tornar-te mais auto-disciplinado. Isso não é algo com que tenhas nascido. Mas se trabalhares para isso vais ficar cada vez melhor. Como líder essa é uma habilidade que deves aprender a amar e a desenvolver.

TU LIDERAS A TUA VIDA