domingo, 15 de janeiro de 2012

Como promover a responsabilidade?


Quando as Pessoas não assumem a responsabilidade pelo seu trabalho ou acções, isso pode ter um impacto negativo sobre a nossa equipa.

Devemos procurar aqueles que estão apáticos, que apontam o dedo, que não cumprem prazos, ou emitem frases como "a culpa não é minha" para identificar membros da equipa que evitam ou não querem assumir responsabilidade.

Para ajudar essas pessoas a assumir mais responsabilidade pelo seu trabalho, devemos fornece-lhes as habilidades e os recursos de que necessitam para realmente fazerem o seu trabalho. Assim acabam as desculpas.

Começa por conversar
O teu primeiro passo é conversar com as pessoas em causa. Descobrir se há circunstâncias que estão a contribuir para a situação, ou se existem problemas com que tu possas lidar. Afinal, as coisas ruins podem acontecer na vida das pessoas, e isso pode claramente influenciar o seu comportamento no trabalho.

De seguida, devemos criar um ambiente que lhes facilite a mudança e os ajude a assumir a responsabilidade pelas suas decisões e acções. Para fazer isso podemos:
  • Garantir os recursos adequados
    • Esta é uma acção sensata para garantir que a equipa tem os recursos de que precisa para fazer o seu trabalho. Isso pode incluir formação e treino específico, equipamentos, ou acesso a mentores. Este é um passo fundamental para ajudar as pessoas a assumir a responsabilidade pelo seu trabalho – se elas não têm as "ferramentas" necessárias para fazer o seu trabalho, é fácil evitar a responsabilidade!
  • Comunicar as funções, responsabilidades e objetivos.
    • Todos necessitamos de saber de forma clara quais as nossas funções e responsabilidades no trabalho. Certifica-te que todos os membros da equipa possuem uma descrição de funções actualizada, a mais detalhada possível, incluindo todas as suas responsabilidades.
  • Promove o seu envolvimento.
    • Já pensaste como te sentes quando está a fazer um trabalho de que gostas ou pelo qual te preocupas verdadeiramente? Tu assumes a responsabilidade pelas tuas acções, simplesmente porque tens um sentido de orgulho naquilo que estás a fazer. O mesmo pode ser verdade para qualquer outro membro da equipa. Promovendo o seu envolvimento, tu podes liderar a tua equipa pelo caminho da responsabilização.
    • Usa algum do teu tempo para descobrir quais são os pontos fracos ou fortes de cada elemento. Isso pode ser fundamental na distribuição de tarefas adequadas às capacidades de cada um.
  • Ajudando-os a assumir o controle.
    • Às vezes, as pessoas sentem que não têm controle sobre as suas vidas. Para elas, não importa o que fazem ou quão duro elas trabalham, nada faz muita diferença. As Pessoas que acreditam que forças externas influenciam constantemente a sua vida possuem um "lócus de controle externo", enquanto aqueles que acreditam que as suas acções é que criam os eventos possuem um “lócus de controle interno”.
    • Se descobrires que as pessoas têm um lócus de controlo externo, ajuda-as a superar isso. Estabelece metas modestas para que elas possam alcançar algumas vitórias rápidas, e depois ajuda-as a construir a sua auto-confiança. Além disso, lembra-as dos seus pontos fortes e sucessos do passado. Ensina-as a pensar positivamente, ao invés de se envolverem num constante discurso pessoal negativo e prejudicial.
  • Evita a microgestão.
    • Observa o teu próprio estilo de gestão. Se alguns membros da equipa não assumem a sua responsabilidade, isso pode ser porque tu não estás a delegar de forma clara, ou porque estás a “microgeri-los
  • Dá elogios.
    • Por fim, devemos proporcionar muitos elogios quando as pessoas assumem a responsabilidade, continuando a ajudá-los a melhorar, fornecendo-lhes um consistente, eficaz e justo feedback.
TU LIDERAS A TUA VIDA

Sem comentários:

Enviar um comentário