sábado, 21 de janeiro de 2012

Já tens o teu Plano de Aperfeiçoamento Individual ?


“Muda-te a ti mesmo e a fortuna vai mudar contigo”

Compreender o talento e a competência.
É importante entender a diferença entre talentos e competências. Para melhorar a nossa vida temos de nos concentrar nas nossas competências. As pessoas têm talentos diferentes. Eu nunca vou jogar futebol no Real Madrid. Eu não tenho esse talento. Eu posso melhorar a minha competência no futebol de salão (que jogo por vezes) mas mesmo assim eu nunca irei jogar no Real Madrid. Simplesmente eu não tenho esse talento.

E no entanto, cada um de nós tem talentos. Nós temos de descobrir quais são e de segunda começar a melhora-los, adicionando mais e mais competências.
E depois existe algo incrível na nossa vida. A maioria das coisas que fazemos (ou vemos fazer) são competências que podem ser aprendidas. É por isso tu não tens de ser o mais talentoso, apenas tens de ser o mais “competente”. Assim que consigas combinar o teu talento com competência, tudo muda. É desta forma que as coisas acontecem e é por isso que precisamos de um plano individual de aperfeiçoamento.


Este é o momento para planear o teu aperfeiçoamento. Melhorar as tuas competências.
O próximo passo é definir quais as competências que eu quero melhorar no próximo ano. Para mim é escrever melhor e desenvolver a minha competência no âmbito do risco clínico. Eu quero conseguir escrever melhor, sem erros de ortografia, e também melhorar as minhas competências e conhecimento em matéria de risco clínico.
Que competências específicas vão ajudar-te a melhorar no teu trabalho ou apenas adicionar mais qualidade à tua vida? Essa é a pergunta que tens de fazer a ti próprio.

O teu aperfeiçoamento não acontece de uma noite para a outra.
É por isso que precisas de ter um plano. Muitas pessoas vêem alguém que já trabalhou arduamente, e durante muito tempo numa determinada competência e depois querem tê-la também de imediato. Tu tens de reconhecer que isso leva tempo. Até as pessoas talentosas precisam melhorar e trabalhar nas suas competências ao longo do tempo.

No que deves concentrar-te?
É importante que te concentres naquilo que possa melhorar a tua qualidade de vida ou que possa resultar no aumento do teu rendimento. Muitas pessoas tentam concentrar-se em muitas coisas e acabam por não melhora em nenhuma área. Tenta concentrar-te em não mais do que seis competências a melhorar e não desistas. Não estejas sempre a mudar quando surge alguma dificuldade.

Segue passo a passo, concentra-te em melhorar 1% ao dia.
Trabalha passo-a-passo. Divide em pequenos passos aquilo que queres alcançar. Como por exemplo escrever melhor, como eu estou a fazer. De seguida, desenvolve um plano de acção. Para mim é estudar todas as semanas de uma gramática, consultar um dicionário on-line e ler muito. Também tenho sempre comigo um pequeno cartão com “palavras difíceis” a que posso recorrer sempre que é necessário.

Escreve o teu plano e cumpre-o. Faz alguma coisa todos os dias.
Depois de teres o teu plano de leitura, que comeces a assistir às aulas ou qualquer que seja o teu plano continua a trabalhar nele todos os dias. É assim que o aperfeiçoamento acontece. Ele vem dia-a-dia.

Acredita na tua competência.
Então tu vais começar a melhorar (a aperfeiçoares-te) e estas pequenas vitórias vão dar-te cada vez mais confiança. Certifica-te que vais documentando o teu progresso, é que pode ser difícil de ver as melhorias subtis que vais conseguindo. Se as fores registando podes acompanhar melhor o teu progresso.

Ler, ler e ler.
Acostuma-te a isso. O meu objetivo é ler pelo menos 1 hora todos os dias e conseguir ler um livro inteiro num mês. Sim eu sei que é pouco, mas não há muito tempo apenas lia um livro por ano. Isto que dizer que já consigo ler 12 livros por ano, e isso constitui uma grande diferença. E este é um aspecto importantíssimo. Ler, ler ler.

TU LIDERAS A TUA VIDA

2 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar. Quase dois anos depois você está ajudando alguém que precisava muito dessas dicas hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amigo "anónimo".
      Acredita que a tomada de consciência desta realidade pode verdadeiramente transformar a nossa vida. Não imaginas como a minha vida mudou nestes 2 anos. É incrível.
      Tu Lideras a Tua Vida.

      Eliminar