domingo, 27 de fevereiro de 2011

Uma Lição de Liderança dos Gansos

Da próxima vez que observares um bando de gansos a emigrar, dirigindo-se para um lugar mais quente para assim passarem melhor o inverno, repara que voam em formação com a forma de um “V”.

Já pensaste porque o fazem?
Aqui ficam 5 lições simples



Ao voar em “V”, todo o bando aumenta em 71% o alcance de voo em relação ao de um pássaro que voe sozinho.
Lição n.º 1 - Partilhar da mesma direcção e sentido de grupo permite chegar de forma mais rápida e fácil ao destino, porque só ajudando-nos uns aos outros os resultados são melhores.

Quando um ganso sai da formação sente maior resistência ao ar e tem dificuldade em voar sozinho, então, rapidamente regressa à formação para aproveitar o poder de elevação dos que estão à sua frente.
Lição n.º 2 – Permanecendo em sintonia e unidos àqueles que se dirigem na mesma direcção, o esforço será menor. Será mais fácil e agradável alcançar as metas. Estaremos dispostos a aceitar e oferecer ajuda.

Quando o ganso líder se cansa muda-se para o fim da formação enquanto outro assume a dianteira.
Lição n.º 3 – Partilhar a liderança. Respeitarmo-nos sempre mutuamente. Dividir os problemas e os trabalhos mais difíceis. Reunir habilidades e capacidades. Combinar dons, talentos e recursos.

Enquanto voam em formação, os gansos grasnam para dar coragem e alento ao que vai à frente para que assim, possam manter a velocidade e o ritmo.
Lição n.º 4 – Quando há coragem e alento a progressão é maior. Uma palavra de ânimo dita a tempo, motiva, ajuda, dá força e produz o melhor dos benefícios.

Quando um ganso adoece, fica ferido ou cansado e tem de sair da formação, logo outros saem também, e acompanham-no para o ajudar e proteger. Permanecem com ele até que seja capaz de voar novamente, ou morra. Então, alcançam novamente o bando ou integram-se noutra formação.
Lição n.º 5 – Apesar das diferenças, estejamos unidos tanto nos tempos difíceis como nas horas de trabalho.
Se nos mantivermos unidos, apoiando-nos… Se tornarmos realidade o espírito de equipa… Se, apesar das diferenças, pudermos formar um grupo humano para enfrentar todo o tipo de situações… Se Entendermos o verdadeiro valor da amizade… Se tivermos consciência do sentimento de partilha… A vida será mais simples e o voo dos anos terá mais prazer!

Ah Amigo,… Se fôssemos como os gansos…

TU LIDERAS A TUA VIDA

3 comentários:

  1. Parabens pelo site!
    Eu pertenço a uma associação sem fins lucrativos que está a organizar uma PG em liderança de pessoas em ambiente lean (magro), aqui fica o link, espero que gostem:

    https://sites.google.com/site/leanpeopleleadership/

    ResponderEliminar
  2. Pena o " pensas -te " e não pensaste.
    E no final: " Ha amigo " quando deveria escrever -se: Ah amigo...
    Os erros ortográficos infelizmente prejudicam um bom texto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Emília Costa.
      Obrigado pela critica construtiva.
      Embora a gramática não seja efetivamente o meu forte, não deixarei de escrever.
      Obrigado.
      Um dia Feliz

      Eliminar