Todos nós temos metas, sonhos e aspirações que evoluem com o passar do tempo. Todos os dias, muitos de nós ponderamos as mudanças que desejamos para nós próprios. Mas sabes que mais? Só isso não chega.
Tu podes facilmente estabelecer metas e aspirações na tua mente e convenceres-te que elas serão realizadas, mas para 99% das pessoas, isso simplesmente não vai acontecer.
Temos de ter organização e clareza de pensamento. Temos de escrever as nossas metas de forma realista e revisitá-las diariamente. Sem não as escrevermos estaremos simplesmente a “sonhar acordados” e a especular, enquanto sabotamos o nosso próprio desenvolvimento.
Que ferramentas devemos usar?
- Estabelece a tua Declaração de Missão Pessoal
- Reflecte naquilo que é verdadeiramente importante para ti. Não existe um certo ou um errado. Acima de tudo importa que sejas verdadeiro a definir essa declaração, e que ela traduza um sentido, um caminho que se quer percorrido com vista a objectivos claros.
- Define as tuas 6 Tarefas Sagradas.
- De forma demasiado frequente temos a tendência para aceitar muitas mais tarefas do que aquelas que efectivamente conseguimos cumprir. Os estudos apontam para um número de 6 as tarefas principais que conseguimos gerir de forma eficiente. Não incluas só tarefas do trabalho. P. ex. se o exercício físico faz parte da tua rotina e é importante para ti, essa tarefa deve fazer parte das tuas 6 tarefas sagradas. Quais são as tuas?
- Escreve os teus Objectivos.
- Agora que definiste as tuas 6 tarefas sagradas, define quais os teus objectivos. Aqueles que vão permitir-te cumprir com as tuas tarefas. Nada é mais motivador do que estabelecer objectivos (e relembra-los diariamente). Por vezes basta um simples pedaço de papel que podes guardar na tua carteira. Se relembrares os teus objectivos vais conseguir manter-te no caminho certo mais facilmente.
- Encontra “Fontes” de Motivação.
- Estar motivado, diariamente, não é uma tarefa fácil. É algo que temos de trabalhar constantemente para podermos aproveitar ao máximo o nosso potencial. Lê um livro ou ouve um podcast que te motive. Fala com pessoas positivas pois só essas pessoas te vão transmitir a energia de que necessitas. Acima de tudo não desistas. Ainda que seja só uma página, ao fim de algum tempo acabas mesmo por ler o livro inteiro.
Quantos de nós faremos efectivamente isto, e quantos iram simplesmente recair na rotina ao fim de alguns dias?
No fim, tu é o que tens que fazer o trabalho mas este sistema de evolução pessoal já ajudou a mudar milhares de vidas para melhor. Não desperdices o teu precioso tempo.