domingo, 13 de junho de 2010

PROCRASTINAÇÃO

Procrastinação – Acto ou efeito de procrastinar (deixar para o dia seguinte; adiar; demorar;…) adiamento; delongas…

Uma das coisas que nos impede de avançar de forma consistente é o acto de procrastinar.
Esta é uma palavra difícil de pronunciar mas da qual temos de ter absoluta consciência, e acima de tudo, lutar para ultrapassar.
Eis algumas sugestões que me ajudam a livrar-me da procrastinação:

1 – DIVIDIR UMA TAREFA EM PARTES MAIS PEQUENAS.
Todos temos a tendência de trabalhar de forma crescente. É necessário diminuir a velocidade. Por exemplo, quando nos atribuem um projecto e ao olharmos para ele vemos algo enorme e difícil de alcançar, esse projecto transforma-se em algo que simplesmente nós não queremos fazer. O truque é analisar o projecto e dividi-lo em pequenas tarefas que podem ser facilmente executadas, uma de cada vez. Desta forma não somos afectados psicologicamente por uma única e enorme tarefa. Pensa nisto; Como é que se come um Elefante?... Um pedacinho de cada vez!

2 - FAZER PRIMEIRO AS TAREFAS QUE NÃO QUERO FAZER.
Fazer em primeiro lugar, e logo no início da manhã, as tarefas de que não gostamos é crucial. Depois de as executarmos a sensação é de liberdade. Escolhe o maior e mais horrível “sapo” que tenhas na tua secretária e vai-te a ele em primeiro lugar.

3 – LIVRA-TE DA DESORDEM.
Desordem atrai desordem. A sério, livra-te da toda e qualquer desordem ou desarrumação. Ela impede-te de “ver” com clareza, aprisiona-te e distrai-te. Livra-te do papel o mais possível. Gere rapidamente as pequenas tarefas. Utiliza um sistema de organização (um dossier com separadores, uma pasta com várias bolsas individuais, etc.) Existe um sistema para ti.
Regra de ouro: Arquiva, Actua ou deita-o no lixo.

4 – DISCURSO INTERIOR POSITIVO.
Muda o teu discurso interior para um discurso positivo ao invés de negativo. Sê cuidadoso com as palavras que utilizas quando “falas contigo”. Não digas “amanhã”. O presente é onde é preciso agir.
“Eu vou”; “Eu escolho” – são estas as palavras que deves usar. “Eu irei”; “Talvez” não devem fazer parte do teu vocabulário.

5 – SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO.
Habitua-te a escrever as coisas. Este é um aspecto crítico para lidar com a procrastinação. É necessário ter um sistema de organização pessoal, em vez de tentar”guardar” tudo na nossa cabeça. Se o fizermos vamos libertar a nossa mente para outras coisas. Usa um sistema, mas não permitas que ele se transforme numa desculpa para procrastinar…

6 – NÃO TENHAS MEDO.
O medo não é real. Quanto mais agires, quanto mais fizeres (mesmo falhando), mais sucesso vais obter. Se estamos a fazer coisas estamos a melhorar.
Todos sentimos medo, em especial com as coisas novas. Mas temos que as fazer. Torna-te em alguém que “faz”.

7 – PLANEIA TEMPO PARA TI.
Usa algum tempo para ti, para te organizares. Assegura-te que não estás a “empatar” ou “estagnado” mas sim que sabes em que fase está o teu projecto, que o manténs organizado e em desenvolvimento.
Mantém o teu foco de atenção. Hoje existem tantas distracções que e fácil cair nessa armadilha. Descobre aquilo que te distrai e elimina-o.

8- PLANEIA HOJE O DIA DE AMANHÃ.
Assegura-te de que usas pelo menos 15 minutos no final do teu dia para planeares o dia seguinte. Observa (e se necessário arruma) a tua secretária. Deixa-a pronta para começares o dia seguinte de forma positiva.

9 – CONSTRÓI AS TUAS CRENÇAS.
Não deixes que o medo te paralise. Ultrapassa os teus medos. Vai e tenta novas formas de fazer as coisas. Quanto mais tu fizeres, melhor (mais competente) tu ficas. Não existem fracassos, apenas experiencias de aprendizagem.
Agora tu és alguém que “faz acontecer”. Acredita que podes alcançar o que quiseres. Constrói assim a tua crença. Tu podes usar diferentes ferramentas. Actua de forma consistente e contínua para progredir. Segue em frente.
Acaba com a procrastinação hoje…

TU LIDERAS A TUA VIDA

1 comentário:

  1. Perfeito. Infelizmente nem toda a gente cumpre à risca o que aqui foi descrito (em boa verdade nem eu... mas tento com muita força).
    O truque é ler o posto várias vezes e tal como no 1º ponto cumprir uma missão de cada vez. Chegados aos fim da lista com tudo a funcionar o resultado só pode ser bom.

    ResponderEliminar