domingo, 7 de julho de 2013

5 Dicas Para Um Elogio Eficaz


Como "gestor" a competência mais difícil que tive de (e ainda estou a) aprender, foi o "Elogio".

Por vezes estamos "cegos" pelo bom desempenho sendo fácil esquecer que nada alcançamos sem a nossa Equipa/Colegas e que essa equipa é constituída por pessoas que, na maioria dos casos, dá o seu melhor pela mesma causa que nós. Motivar uma Equipa não é uma tarefa fácil, mas se falhamos no elogio (sincero e no tempo correto), a tarefa torna-se quase impossível.

No seu livro - Como ser um Líder Eficaz - de Dale Carnegie & Associates, podemos encontrar algumas dicas que nos ajudam a desenvolver e compreender esta competência. Aqui fica um resumo adaptado:

O Elogio é um fator importante na motivação das pessoas mas nem sempre funciona. Alguns supervisores/gestores elogiam qualquer atividade mínima e assim diminuem o valor do elogio em relação a conquistas verdadeiras. Outros fazem elogios de uma forma que parece hipócrita.

Para fazer com que os elogios tenham mais significado, segue estas sugestões:
1.    Não exagere - O elogio é doce e os doces também sabem bem, mas quanto mais comemos, menos doce nos sabe cada pedaço - e podemos até ficar com dores de barriga. Fazer muitos elogios reduz o benefício resultante de cada elogio; quando em excesso, perdem o seu valor;

2.    Seja sincero - Não conseguimos fingir sinceridade. Devemos realmente acreditar que aquilo por que estamos a elogiar os nossos colaboradores é de facto merecedor de louvor. Se não acreditarmos nisso, os nossos colaboradores também não acreditarão.

3.    Seja específico sobre os motivos do elogio - Em vez de dizer "bom trabalho!" é melhor dizer "o relatório que escreveu sobre o tema X permitiu-me compreender melhor e de forma clara as complexidades do tema".

4.    Peça conselhos aos seus colaboradores - Nada é mais lisonjeador do que pedir conselhos sobre como lidar com uma situação. Mas atenção, esta abordagem pode produzir efeitos negativos se não seguir o conselho dado. Se tem de rejeitar o conselho, faça perguntas sobre as suas sugestões até que os colaboradores compreendam as limitações e repensem o que sugeriram.

5.    Publicite o elogio - Tal como uma repreensão deve ser feita em privado, os elogios devem ser feitos (quando possível) em público. Por vezes, o tema que elogiamos é um assunto privado, mas muitas vezes é mais apropriado envolver a equipa inteira. Se outros membros da equipa estão conscientes dos elogios que fazemos aos colegas, isto estimula-os a tentar conquistar um reconhecimento semelhante. Em alguns casos, o elogio para conquistas significantes pode ser mais largamente publicitado quando é transmitido em reuniões ou nos eventos da Instituição/Empresa.

Elogiar é pois uma ferramenta indispensável para o gestor/líder, mas também para todos aqueles que reconhecem no trabalho de equipa um motor indispensável para o sucesso no trabalho e para uma vida com sentido.

TU LIDERAS A TUA VIDA