sábado, 28 de janeiro de 2012

“O Grande Ditador” Discurso de Charlie Chaplin (Traduzido em Português)


“O Grande Ditador”
Filme lançado em 1940
Discurso de Charlie Chaplin (Traduzido em Português)
Texto original em inglês (http://luis.impa.br/chaplin.html)
"Desculpem-me, mas eu não quero ser um Imperador, esse não é o meu objectivo.  Eu não pretendo governar ou conquistar ninguém.
Gostaria de ajudar a todos, se possível, judeus, gentios, negros, brancos. Todos nós queremos ajudar-nos uns aos outros, os seres humanos são assim. Todos nós queremos viver pela felicidade dos outros, não pela miséria alheia. Não queremos odiar e desprezar o outro. Neste mundo há espaço para todos e a terra é rica e pode prover para todos.

O nosso modo de vida pode ser livre e belo. Mas nós estamos perdidos no caminho.

A ganância envenenou a alma dos homens, e barricou o mundo com ódio; ela colocou-nos no caminho da miséria e do derramamento de sangue.

Nós desenvolvemos a velocidade, mas sentimo-nos enclausurados:
As máquinas que produzem abundância têm-nos deixado na penúria.
O aumento dos nossos conhecimentos tornou-nos cépticos; a nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco:
Mais do que máquinas, precisamos de humanidade;
Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura.

Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

O avião e o rádio aproximaram-nos. A própria natureza destas invenções clama pela bondade do homem, um apelo à fraternidade universal, à união de todos nós. Mesmo agora a minha voz chega a milhões em todo o mundo, milhões de desesperados, homens, mulheres, crianças, vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Para aqueles que me podem ouvir eu digo: "Não se desesperem".

A desgraça que está agora sobre nós não é senão a passagem da ganância, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano: o ódio dos homens passará e os ditadores morrem e o poder que tiraram ao povo, irá retornar ao povo e enquanto os homens morrem [agora] a liberdade nunca perecerá…

Soldados: não se entreguem aos brutos, homens que vos desprezam e vos escravizam, que arregimentam as vossas vidas, vos dizem o que fazer, o que pensar e o que sentir, que vos corroem, digerem, tratam como gado, como carne para canhão.

Não se entreguem a esses homens artificiais, homens-máquina, com mentes e corações mecanizados. Vocês não são máquinas. Vocês não são gado. Vocês são Homens. Vocês têm o amor da humanidade nos vossos corações. Vocês não odeiam, apenas odeia quem não é amado. Apenas os não amados e não naturais. Soldados: não lutem pela escravidão, lutem pela liberdade.

No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito:
"O reino de Deus está dentro do homem"
Não um homem, nem um grupo de homens, mas em todos os homens; em você, o povo.

Vós, o povo tem o poder, o poder de criar máquinas, o poder de criar felicidade. Vós, o povo tem o poder de tornar a vida livre e bela, para fazer desta vida uma aventura maravilhosa. Então, em nome da democracia, vamos usar esse poder, vamos todos unir-nos. Lutemos por um mundo novo, um mundo bom que vai dar aos homens a oportunidade de trabalhar, que lhe dará o futuro, longevidade e segurança. É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder, mas eles mentem. Eles não cumprem as suas promessas, eles nunca o farão. Os ditadores libertam-se, porém escravizam o povo. Agora vamos lutar para cumprir essa promessa. Lutemos agora para libertar o mundo, para acabar com as barreiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à intolerância. Lutemos por um mundo de razão, um mundo onde a ciência e o progresso conduzam à felicidade de todos os homens.

Soldados! Em nome da democracia, vamos todos unir-nos!

Olha para cima! Olha para cima! As nuvens estão a dissipar-se, o sol está a romper. Estamos a sair das trevas para a luz. Estamos a entrar num novo mundo. Um novo tipo de mundo onde os homens vão subir acima do seu ódio e da sua brutalidade.
A alma do homem ganhou asas e, finalmente, ele está a começar a voar. Ele está a voar para o arco-íris, para a luz da esperança, para o futuro, esse futuro glorioso que te pertence, que me pertence, que pertence a todos nós.
Olha para cima!
Olha para cima!"
(Tradução, Fernando Barroso)
TU LIDERAS A TUA VIDA

sábado, 21 de janeiro de 2012

Já tens o teu Plano de Aperfeiçoamento Individual ?


“Muda-te a ti mesmo e a fortuna vai mudar contigo”

Compreender o talento e a competência.
É importante entender a diferença entre talentos e competências. Para melhorar a nossa vida temos de nos concentrar nas nossas competências. As pessoas têm talentos diferentes. Eu nunca vou jogar futebol no Real Madrid. Eu não tenho esse talento. Eu posso melhorar a minha competência no futebol de salão (que jogo por vezes) mas mesmo assim eu nunca irei jogar no Real Madrid. Simplesmente eu não tenho esse talento.

E no entanto, cada um de nós tem talentos. Nós temos de descobrir quais são e de segunda começar a melhora-los, adicionando mais e mais competências.
E depois existe algo incrível na nossa vida. A maioria das coisas que fazemos (ou vemos fazer) são competências que podem ser aprendidas. É por isso tu não tens de ser o mais talentoso, apenas tens de ser o mais “competente”. Assim que consigas combinar o teu talento com competência, tudo muda. É desta forma que as coisas acontecem e é por isso que precisamos de um plano individual de aperfeiçoamento.


Este é o momento para planear o teu aperfeiçoamento. Melhorar as tuas competências.
O próximo passo é definir quais as competências que eu quero melhorar no próximo ano. Para mim é escrever melhor e desenvolver a minha competência no âmbito do risco clínico. Eu quero conseguir escrever melhor, sem erros de ortografia, e também melhorar as minhas competências e conhecimento em matéria de risco clínico.
Que competências específicas vão ajudar-te a melhorar no teu trabalho ou apenas adicionar mais qualidade à tua vida? Essa é a pergunta que tens de fazer a ti próprio.

O teu aperfeiçoamento não acontece de uma noite para a outra.
É por isso que precisas de ter um plano. Muitas pessoas vêem alguém que já trabalhou arduamente, e durante muito tempo numa determinada competência e depois querem tê-la também de imediato. Tu tens de reconhecer que isso leva tempo. Até as pessoas talentosas precisam melhorar e trabalhar nas suas competências ao longo do tempo.

No que deves concentrar-te?
É importante que te concentres naquilo que possa melhorar a tua qualidade de vida ou que possa resultar no aumento do teu rendimento. Muitas pessoas tentam concentrar-se em muitas coisas e acabam por não melhora em nenhuma área. Tenta concentrar-te em não mais do que seis competências a melhorar e não desistas. Não estejas sempre a mudar quando surge alguma dificuldade.

Segue passo a passo, concentra-te em melhorar 1% ao dia.
Trabalha passo-a-passo. Divide em pequenos passos aquilo que queres alcançar. Como por exemplo escrever melhor, como eu estou a fazer. De seguida, desenvolve um plano de acção. Para mim é estudar todas as semanas de uma gramática, consultar um dicionário on-line e ler muito. Também tenho sempre comigo um pequeno cartão com “palavras difíceis” a que posso recorrer sempre que é necessário.

Escreve o teu plano e cumpre-o. Faz alguma coisa todos os dias.
Depois de teres o teu plano de leitura, que comeces a assistir às aulas ou qualquer que seja o teu plano continua a trabalhar nele todos os dias. É assim que o aperfeiçoamento acontece. Ele vem dia-a-dia.

Acredita na tua competência.
Então tu vais começar a melhorar (a aperfeiçoares-te) e estas pequenas vitórias vão dar-te cada vez mais confiança. Certifica-te que vais documentando o teu progresso, é que pode ser difícil de ver as melhorias subtis que vais conseguindo. Se as fores registando podes acompanhar melhor o teu progresso.

Ler, ler e ler.
Acostuma-te a isso. O meu objetivo é ler pelo menos 1 hora todos os dias e conseguir ler um livro inteiro num mês. Sim eu sei que é pouco, mas não há muito tempo apenas lia um livro por ano. Isto que dizer que já consigo ler 12 livros por ano, e isso constitui uma grande diferença. E este é um aspecto importantíssimo. Ler, ler ler.

TU LIDERAS A TUA VIDA

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

40 Anos...


"Os 40 anos são uma idade terrível.
É a idade em que nos tornamos naquilo que somos."
Charles Péguy

Lidera a Tua Vida

domingo, 15 de janeiro de 2012

Como promover a responsabilidade?


Quando as Pessoas não assumem a responsabilidade pelo seu trabalho ou acções, isso pode ter um impacto negativo sobre a nossa equipa.

Devemos procurar aqueles que estão apáticos, que apontam o dedo, que não cumprem prazos, ou emitem frases como "a culpa não é minha" para identificar membros da equipa que evitam ou não querem assumir responsabilidade.

Para ajudar essas pessoas a assumir mais responsabilidade pelo seu trabalho, devemos fornece-lhes as habilidades e os recursos de que necessitam para realmente fazerem o seu trabalho. Assim acabam as desculpas.

Começa por conversar
O teu primeiro passo é conversar com as pessoas em causa. Descobrir se há circunstâncias que estão a contribuir para a situação, ou se existem problemas com que tu possas lidar. Afinal, as coisas ruins podem acontecer na vida das pessoas, e isso pode claramente influenciar o seu comportamento no trabalho.

De seguida, devemos criar um ambiente que lhes facilite a mudança e os ajude a assumir a responsabilidade pelas suas decisões e acções. Para fazer isso podemos:
  • Garantir os recursos adequados
    • Esta é uma acção sensata para garantir que a equipa tem os recursos de que precisa para fazer o seu trabalho. Isso pode incluir formação e treino específico, equipamentos, ou acesso a mentores. Este é um passo fundamental para ajudar as pessoas a assumir a responsabilidade pelo seu trabalho – se elas não têm as "ferramentas" necessárias para fazer o seu trabalho, é fácil evitar a responsabilidade!
  • Comunicar as funções, responsabilidades e objetivos.
    • Todos necessitamos de saber de forma clara quais as nossas funções e responsabilidades no trabalho. Certifica-te que todos os membros da equipa possuem uma descrição de funções actualizada, a mais detalhada possível, incluindo todas as suas responsabilidades.
  • Promove o seu envolvimento.
    • Já pensaste como te sentes quando está a fazer um trabalho de que gostas ou pelo qual te preocupas verdadeiramente? Tu assumes a responsabilidade pelas tuas acções, simplesmente porque tens um sentido de orgulho naquilo que estás a fazer. O mesmo pode ser verdade para qualquer outro membro da equipa. Promovendo o seu envolvimento, tu podes liderar a tua equipa pelo caminho da responsabilização.
    • Usa algum do teu tempo para descobrir quais são os pontos fracos ou fortes de cada elemento. Isso pode ser fundamental na distribuição de tarefas adequadas às capacidades de cada um.
  • Ajudando-os a assumir o controle.
    • Às vezes, as pessoas sentem que não têm controle sobre as suas vidas. Para elas, não importa o que fazem ou quão duro elas trabalham, nada faz muita diferença. As Pessoas que acreditam que forças externas influenciam constantemente a sua vida possuem um "lócus de controle externo", enquanto aqueles que acreditam que as suas acções é que criam os eventos possuem um “lócus de controle interno”.
    • Se descobrires que as pessoas têm um lócus de controlo externo, ajuda-as a superar isso. Estabelece metas modestas para que elas possam alcançar algumas vitórias rápidas, e depois ajuda-as a construir a sua auto-confiança. Além disso, lembra-as dos seus pontos fortes e sucessos do passado. Ensina-as a pensar positivamente, ao invés de se envolverem num constante discurso pessoal negativo e prejudicial.
  • Evita a microgestão.
    • Observa o teu próprio estilo de gestão. Se alguns membros da equipa não assumem a sua responsabilidade, isso pode ser porque tu não estás a delegar de forma clara, ou porque estás a “microgeri-los
  • Dá elogios.
    • Por fim, devemos proporcionar muitos elogios quando as pessoas assumem a responsabilidade, continuando a ajudá-los a melhorar, fornecendo-lhes um consistente, eficaz e justo feedback.
TU LIDERAS A TUA VIDA

domingo, 8 de janeiro de 2012

Disciplina… porque não?


"O segredo do sucesso é a constância de propósito."
Benjamin Disraeli

Disciplina a palavra. Afasta o pensamento de que a disciplina é uma palavra ruim. Na verdade trata-se de uma palavra muito positiva que vai levar-te a alcançar os teus sonhos. É como os sentimentos que associamos, por exemplo, ao trabalho. Quando pensamos em algo como “trabalho” começamos a temê-lo. Quando ouvimos a palavra disciplina, ela pode trazer sentimentos negativos. Acaba com isso. Começa hoje a mudar os teus pensamentos sobre a disciplina.

Concentra-te. Tens a certeza de que sabes para onde estás a ir? A chave aqui é fazer com que os principais componentes da tua missão, dos teus valores e dos teus objectivos estão de facto alinhados. Lembra-te que este alinhamento vai ajudar-te a avançar. Em seguida, a disciplina é o que te vai permitir avançar e seguir em frente.

Não percas de vista o “porquê?”. Este é um factor muito importante quando estás a trabalhar a disciplina. Quando tens aqueles momentos em que queres fazer “batota”. Quando apenas não queres ir, tu tens que olhar para os teus "porquês". Os "porquês importantes" da vida criam uma enorme motivação. Certifica-te que os manténs debaixo de olho.

Presta atenção aos teus hábitos. Diz-se que criamos os nossos hábitos, e depois os nossos hábitos vão-nos criando. Tu precisas de criar hábitos bons e consistentes. Um dos hábitos que criei foi o de ouvir, todos os dias, um podcast motivacional e muito positivo. Com ele elevo a minha consciência do que me rodeia, algo que tem sido deveras importante. Eu não posso dar desculpas, tornou-se um hábito. Tenho crescido muito com isso. Quais são os teus hábitos?
Podes precisar de trabalhar neles um pouco mais ou mesmo alterá-los. A disciplina irá ajudar-te a fazê-lo. Somos criaturas de hábitos. Mudar os teus hábitos muda a tua vida.

Não esperes que “te apeteça”. Para de esperar até que tudo esteja perfeito. Tu não vais viver a tua vida de sonho com essa atitude. Tens que ser capaz de ir atrás do que queres. Para de esperar. A disciplina envolve, por vezes, fazer coisas que nós não queremos fazer. Basta olhar para o "porquê". Arranja a motivação necessária e vais atrás do teu objectivo.

Deixa-te de desculpas. Ter disciplina exige honra. Honra significa não dar desculpas. No mundo de hoje algumas coisas “correm” conforme o planeado e outras não. Se não saem como planeado, liberta-as e reconhece esse facto, aprende a lição que esse facto implica e depois, segue em frente. Não há mais desculpas neste ano.

A auto-disciplina não é uma característica, é uma habilidade. Tu podes tornar-te mais auto-disciplinado. Isso não é algo com que tenhas nascido. Mas se trabalhares para isso vais ficar cada vez melhor. Como líder essa é uma habilidade que deves aprender a amar e a desenvolver.

TU LIDERAS A TUA VIDA

domingo, 1 de janeiro de 2012

O Meu Desejo de Ano Novo…


Mais um ano que começa, uma esperança renovada…
Quero rapidamente esquecer aquilo que de menos bom me aconteceu e avançar para um futuro melhor. Mas, qualquer futuro é apenas uma projecção da minha mente, do meu ego… O Futuro ainda não existe, só existe o AGORA.

E é AGORA que eu tenho de fazer a diferença.

É AGORA que tenho de esforçar-me para crescer e desenvolver as minhas competências, pois são elas que me permitem avançar e ser verdadeiramente único e diferente de todos os meus irmãos neste mundo.
É com uma maior consciência, daquilo que me rodeia e principalmente do que carrego no meu coração, que abraço este novo ciclo com enorme esperança e a certeza de que tudo vou fazer para alcançar os meus objectivos.
E no fim do ano, sorrir com a alegria do Amor da minha Família e Amigos, e a serenidade do dever cumprido.

Um Feliz 2012

EU LIDERO A MINHA VIDA