sábado, 24 de agosto de 2013

ALCANÇAR MAIS - Nº1 - DICAS GERAIS DE SAÚDE

Para alcançar a felicidade e o sucesso, necessitamos que o nosso corpo e mente estejam em boa forma.
Para isso é necessário viver a nossa vida para que o nosso corpo seja, no mínimo, uma "máquina bem oleada", e temos de tratar esta delicada máquina com o respeito que merece.
DIETA
Uma atenção apropriada à dieta é um dos segredos para alcançar uma saúde vibrante. Ingere menos do que a tua quantidade habitual, e não comas demasiada carne. Ingere a tua refeição mais pesada a meio do dia e faz com que esta seja a única na qual a carne é incluída; ervilhas, feijão e lentilhas vão fornecer-te os hidratos de carbono e proteínas suficientes para a tua energia e nutrição.

Recomenda-se que a dieta seja baseada em muita fruta fresca, como maçãs, laranjas, limões, toranja, etc. Come pão de mistura com cereais integrais (quanto mais escuro melhor) em vez de pão de cereais processados (branco). Se possível, inclui vegetais cultivados em casa ou de agricultores locais que possas conhecer. Come sempre que possível, os vegetais crus em vez de cozinhados, e sempre que seja necessário servi-los quentes, prefere cozinhá-los a vapor, para que os sais minerais essenciais fiquem retidos no vegetal e não sejam desperdiçados na água, como ocorre com o método habitual da cozedura.
RELAXAR
Tenta garantir que consegues dormir 8 horas por noite. A energia que consumimos actualmente, nestes dias de enorme stress, é gasta a um ritmo superior ao normal e nem sempre conseguimos repô-la durante a noite. É por isso cada vez mais importante praticar exercícios de relaxamento. Quando um motor fica sobreaquecido temos de o deixar arrefecer ou ele "explode" ficando destruído para sempre. O "mesmo" pode acontecer com o nosso sistema nervoso e com o nosso corpo. Temos de permitir-lhe algum tempo para "arrefecer" da rapidez e esforço do nosso dia.

Heis um exemplo de um exercício de relaxamento que podes fazer:

Deixa-te cair no teu cadeirão/sofá mais confortável, deixando que cada músculo e tendão comecem a relaxar. Não deve existir qualquer tensão ou movimento forçado. Deixa-te ir completamente. Sente cada músculo a relaxar e respira de fora regular, profunda e lentamente. Deixa a ideia de relaxamento preencher a tua mente. Os músculos tornam-se flácidos e os tendões "soltos". Através de cada artéria e veia corre uma paz como um banho suave e quente, que banha cada músculo, de forma suave, envolvendo cada nervo inflamado.

Imagina um líquido aveludado que começa a inundar a extremidade do teu corpo; Começou pelos dedos dos teus pés, subindo as tuas pernas até às coxas, alcançando os dedos das mãos e subindo pelos teus braços até aos ombros e peito.

Pensa em tudo isto de uma forma calma e sonolenta. Nada importa além desta calma e paz. Se quiseres ter uma imagem na tua mente, pensa num mar calmo e quente numa noite de verão. A lua cheia está alta e reflecte uma luz suave na água. Tu consegues sentir uma brisa suave a bater no teu rosto e tudo esta impregnado com o cheiro da terra e das árvores. Tudo é uma paz deliciosa. Deixa-te ficar neste "banho" de pensamentos pacíficos como se estivesses num banho quente de imersão.

Eras capaz de experimentar este exercício? Asseguro-te que ele tem um efeito tónico fantástico depois de um dia de trabalho atarefado e stressante.
AR PURO
De forma a assegurar que o teu sangue obtém a quantidade adequada de ar fresco, com o poder de o “limpar” de produtos tóxicos, recomenda-se que efectues uma série de exercícios respiratórios regulares.
Assim que te levantares pela manhã, vai até à janela ou varanda, relaxa, puxa os teus ombros para trás e coloca o tórax numa posição natural. Começa com uma sucessão de inspirações profundas, retendo o ar por um breve momento antes de exalar. Inspira pelo nariz e expira pela boca. Faz cerca de 12 inspirações a cada manhã.
Podes combinar uma auto-sugestão com os teus exercícios respiratórios. Enquanto inspiras, diz para ti próprio "ESTOU A INSPIRAR SAÚDE", e enquanto expiras o ar diz "ESTOU A EXPIRAR DOENÇA".
ELIMINAÇÃO
Devemos assegurar-nos de nunca ficar obstipados. À medida que nos acostumamos à dieta sugerida, não haverá qualquer perigo de que isto ocorra. Mas até que o nosso corpo se habitue a um regime mais vegetariano, pode ser necessário tomar um laxante para assegurar que o “lixo” que o nosso corpo acumula é eliminado diariamente.
Neste caso podes usar, de forma muito barata, azeite ou parafina líquida, ou uma marca comercial.
A dose habitual é de uma colher de sopa à noite. Opta por uma marca comercial apenas depois de ter experimentado o azeite ou a parafina liquida, e estes tenham falhado. As marcas comerciais podem ser demasiado severas. Embora possam ter um efeito laxante imediato, esse resultado é normalmente precedido por uma obstipação compensatória. É claro que o método ideal para manter os intestinos em perfeito funcionamento é ingerir muita fruta e sumos de fruta frescos. Bebe a máxima quantidade de água que conseguires durante o dia. Isto serve também para manter os rins bem irrigados.

Se seguires cuidadosa e regularmente estas instruções, irás certamente obter melhorias. Tal pode ser gradual no inicio, uma vez que muitos anos de maus hábitos tem de ser ultrapassados, mas certamente que o progresso será certo.

Próximo nº da série "Alcançar Mais" - Como Desenvolver a Confiança
TU LIDERAS A TUA VIDA

2 comentários:

  1. Na minha opinião, a publicação do Fernando Fausto M Barroso é simplesmente magnífica. Adorei os exemplos de como liderar sua vida. dentre outros exemplos.

    ResponderEliminar