segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Arrumar Agendas e Diários Antigos

Diários 2006-2021

Recentemente alguém me perguntou "como é que te lembras de tanta informação?".

A resposta honesta é que  não me lembro de tudo, mas sei onde posso procurar pois devo ter um registo disso.

Ao longo dos últimos 15 anos, comecei a registar de forma mais ou menos sistemática aquilo que fazia, com quem estava, as reuniões que tinha, os eventos importantes (pessoais e familiares), as minhas ideias e sonhos, os meus planos para o futuro, as minhas derrotas e desilusões, mas também as conquistas e muitas alegrias. 

Se hoje estou onde estou, também o devo a esta prática.

Por estes dias estive a arrumar o meu "arquivo" de agendas e diários. Foi uma oportunidade de revisitar muitos momentos importantes.

Comecei à uns anos atrás. O diário mais antigo que guardo começou no ano 2006 e durou até fevereiro de 2013. Acredita que tenho pena de que esteja tão condensado.

Se soubesse o que sei hoje saberia como é importante documentar e registar o que nos vai acontecendo, com o detalhe adequado a cada situação. Dessa forma, caso queiras voltar atrás, consegues reconstituir o que aconteceu com maior detalhe.

Recentemente tive que o fazer - recordar como e onde começou a aventura de escrever o livro GUIA PRÁTICO PARA A SEGURANÇA DO DOENTE - e o que me salvou foram os meus Diários, os registos escritos em simples cadernos de notas, Agendas anuais, o histórico de correio eletrónico e o Google Fotos.

Tudo junto permite um verdadeiro trabalho de detetive. 


Agendas e Cadernos de Notas 2006-2018

Se me permites recomendo o seguinte: Usa um Diário

Escolhe um modelo de diário de que gostes e tenta manter-te fiel. Será mais fácil organizar os teus diários ano após ano (como podes ver na foto inicial isso não me correu muito bem no início, mas agora não posso voltar atrás).

Depois de algumas experiencias (e erros) acabei por perceber que o melhor modelo de diário para mim é o diário da marca LEUCHTTURM1917.

Fiz do meu diário a minha AGENDA. Para o conseguir optei pelo sistema BULLET JOURNAL e vou construindo os meus separadores mensais à media que o tempo avança.

Não deixes de escrever só para poupar páginas. Se sentires vontade de escrever, desabafar ou simplesmente experimentar uma ideia diferente não deixes de escrever. Escreve pensamentos, frases de que gostas, fotografias e imagens que te falem à alma. Escreve sobre os teus Sonhos, Planos e sobre aquilo que queres alcançar.

Estás a escrever para o teu futuro EU e acredita que isso é muito importante. Vai ajudar-te a a clarificar o teu presente e a definir o teu futuro. E não há nada melhor do que gastares tempo contigo mesmo e com o teu desenvolvimento pessoal.

TU LIDERAS A TUA VIDA
Fernando Barroso

Sem comentários:

Enviar um comentário