quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Quero Estar Longe de Pessoas Negativas

Há pessoas que são negativas e não percebem.

Sabes aquela pessoa que está sempre com algum problema?
Aquele que apesar de aparentar estar bem fisicamente, o seu discurso é repleto de coisas negativas?

Tudo lhe acontece. O seu computador funciona pior do que o dos outros. Os programas são lentos. As pessoas que estão na dependência dessa pessoa nunca sabem fazer nada bem. E mesmo os outros, aqueles que estão lá longe também são uma desgraça e não sabem fazer nada bem.
Para esta pessoa a sua família é uma fonte de problemas, não de alegria ou suporte.

E falam, falam quase constantemente se lhes dermos oportunidade. O discurso é negativo, principalmente contra elas próprias. Eu sou isto… Não consigo aquilo, não sei fazer isto, estou sempre a fazer mal…
As palavras são feitiços…

Estas pessoas não percebem que somos nós os principais responsáveis por praticamente tudo o que nos acontece.

Somos nós que tomamos as decisões.
Somos nós que permitimos que um pequeno atraso nos perturbe.
Somos nós que ficamos zangados quando um condutor nos corta o caminho no trânsito e ficamos zangados com “ele” durante quilómetros.
Estas pessoas bebem o veneno com a esperança que o outro morra.

Estas pessoas vivem na tristeza e querem que nós estejamos lá com elas para as ouvir e confirmar que de facto “tudo lhes corre mal e que o mundo está contra elas”.

E por mais que tu tentes, uma e outra vez, fazer-lhes ver que a realidade é diferente, que o mundo é um lugar lindo e que a felicidade está ao alcance de todos, esta pessoa não quer ouvir. Ela não quer ou não está pronta para mudar.

Desculpem-me mas não. Eu não quero estar com pessoas negativas.

Fernando Fausto M Barroso

TU LIDERAS A TUA VIDA

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Meu Pai

O meu Pai chama-se João e nasceu na pequena aldeia de Veiros, conselho de Estremoz, Distrito de Portalegre em 1940, numa família de 7 irmãos (apenas um era uma menina, a mais nova).

Nascer em 1940, numa família rural de poucos recursos não era fácil. O trabalho no campo começou muito cedo, mas ainda assim houve tempo para completar a 4ª classe, um feito enorme para a época, e para as poucas posses da família.
O meu Pai nasceu "no meio" dos seus irmãos. Quer isto dizer que foi cuidado por eles, mas também ele teve de cuidar de outros. Era assim a vida e a ajuda que tinha de ser dada aos Pais.

Era assim que a responsabilidade e a disciplina vinham também elas muito cedo na vida de uma criança. Essa responsabilidade e disciplina marcaram muito o carácter do meu Pai mas nunca lhe retiraram uma bondade natural que só as pessoas de bom coração têm.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Respeitas o fim das reuniões?

Quantas vezes já estiveste numa reunião que não termina à hora marcada? Aliás, em quantas reuniões já participastes em que nem sequer te anunciam a que horas é suposto a reunião terminar?

Este é um erro comum, que na verdade decorre de outros erros, como:
1. Não começar a reunião a horas;
2. Inexistência de uma ordem de trabalhos clara e enviada antecipadamente aos participantes;
3. Os documentos de trabalho para a reunião não são partilhados antecipadamente;
4. Os Participantes estão “distraídos” com os seus problemas.

Quando é que as tuas reuniões terminam? À hora marcada? Ou apenas quando as pessoas acabam de falar?