quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dicas para seres mais visível no teu trabalho?


Sentes que às vezes todo o esforço do teu trabalho é "invisível"?

Talvez faças um bom trabalho, numa base tão regular, que o teu chefe e colegas o tomam como um dado adquirido, é por isso que não és mais reconhecido e recompensado pelos teus esforços da forma que costumavas (ou pensas que deverias) ser.

Tu podes ser o trabalhador mais esforçado da tua organização, e aquele que todos querem na sua equipa – mas se tu não estás nos pensamentos do teu chefe, então podes ser deixado de lado em novos projectos, responsabilidades adicionais ou promoções.
É por isso que precisas de te tornar visível no trabalho!

Algumas sugestões são (adaptado de http://www.mindtools.com/):
És Generalista ou Perito?
Consideras-te um "generalista" (alguém que faz muitas coisas diferentes em diferentes funções) ou um "perito" (alguém que é um especialista numa ou duas áreas específicas)?
Se te consideras um generalista, pensa estrategicamente sobre as necessidades de qualificação da tua organização. Trabalha na construção dessas habilidades para te tornares um especialista. Quanto mais experiente e hábil fores numa área em particular, mais provável será que te tornes notado pelo teu trabalho.

Constrói uma rede de contactos
Como é que podes construir uma rede de contactos que te ajude a seres notado pelas pessoas que importam?
Essencialmente, se ajudares as pessoas quando elas precisam de ajuda, então as pessoas vão ajudar-te também.
E se dedicares o tempo necessário a construir e nutrir os relacionamentos com as pessoas ao teu redor, vais construir uma rede de "aliados" que podem ajudar-te a que te sejam atribuídos projectos interessantes e significativos que poderiam facilmente passar para outra pessoa. Os teus contactos também podem recomendar-te para outros cargos ou departamentos, o que pode abrir oportunidades que poderiam não ter estado disponíveis para ti, sem as suas recomendações.
Quanto mais influente for a tua rede de contactos, mais e melhores oportunidades te surgiram.

 

Mantém um registo das tuas realizações
Quando trabalhas arduamente, é fácil esquecer todas as tuas realizações durante os últimos seis a 12 meses. Isso não te vai ajudar quando for a hora da tua avaliação de desempenho.
Mantém um registo de todas as tuas realizações dentro da organização. Se os “clientes” ou colegas te dão elogios, anota-os. Se o elogio chegar por e-mail guarda-o ou imprimi-o. Se superas os objectivos (mesmo na mais pequena coisa) obtêm os documentos necessários que o comprovem.
Coloca todos esses elogios e grandes realizações num arquivo (ou pasta), e leva o arquivo para a tua avaliação de desempenho. Isso dá-te as provas concretas (caso seja necessário) para provares ao teu chefe que estás a fazer um grande trabalho. O resultado só pode ser positivo.

Sai da Sombra
Às vezes, intencionalmente ou não, o teu chefe ou colegas podem apresentar as tuas ideias como sendo suas. No entanto, se queres ser notado, tens de receber o devido crédito pelas tuas ideias.
Se isto te acontecer, descobre primeiro se tal também acontece com mais alguém. Muitas vezes, um colega ou chefe "pede emprestado" ideias a várias pessoas, não apenas a um. Uma forma de descobrir isto é simplesmente observando a linguagem corporal daqueles que estão à volta dessa pessoa.
Se o teu colega ou chefe está a receber o crédito apenas do teu trabalho, mas de mais ninguém, então documenta a situação de cada vez que ela ocorre. Se for prático, coloca uma "marca-de-água” no teu trabalho sempre que puderes (este é um recurso disponível em quase todo o software de processamento). Se a pessoa reivindicar para si as tuas ideias numa reunião, delicadamente mas com firmeza corrige de imediato a distorção.

Assume mais responsabilidades
Também podes ser mais notado pelo seu chefe ou outros gestores, assumindo mais responsabilidades, sempre que possível.
Isso não significa que devas sobrecarregar-te! Mas se vires um novo projecto ou função que irá ajudar-te a expandir as tuas competências, deves tirar proveito dela. Deves fazer isto, especialmente se for um projecto com uma grande visibilidade dentro da organização, ou tenha um impacto significativo.
Isto é particularmente importante com a inovação e processos de melhoria contínua. Desenvolver uma reputação como um inovador ou pensador criativo pode ser muito valiosa. Se acreditas ter a capacidade de inovar e pensar em boas ideias, deves esforçar-te para obter projectos onde estas habilidades são valorizadas.

Uma última dica:
Enquanto estiveres a fazer isto, certifica-te de que continuas a fazer bem o teu trabalho. Se não fizeres isso, de certeza que vais tornar-te visível, mas pelas razões erradas.
TU LIDERAS A TUA VIDA

1 comentário:

  1. Tentarei, sem duvida, comecar a aplicar algumas destes valiosos conselhos!! :)

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