sábado, 14 de maio de 2011

Comunicar melhor

Uma boa comunicação vai ajudar-te em todas as áreas da tua vida. Se comunicares melhor todos os teus relacionamentos vão melhorar. Com uma boa comunicação tens mais sucesso em todas as áreas da tua vida.

Existem alguns aspectos básicos que todos precisamos de entender quando se trata de comunicação:

Saber Ouvir – Nós temos dois ouvidos e uma boca por alguma razão! Quando se trata das tuas relações é fundamental que saibas ouvir e que trabalhes os teus problemas de comunicação. Eis algumas sugestões para melhorar e fortalecer as tuas habilidades de escuta:
  • Olha a Pessoa na face
  • Mostrar interesse; Certifica-te que a olhas nos olhos.
  • Minimiza as distracções. Escuta activamente.
  • Responde adequadamente. Usa palavras para reafirmar o que a outra pessoa está a dizer.
  • Pára e ouve a outra pessoa completamente antes de responderes.
  • Volta a concentrar a tua atenção na mensagem que estás a receber caso a tua mente comece a “divagar”.
  • Mantém uma mente aberta.
  • Permite ao apresentador/ palestrante que termine o que está a dizer.
  • Tem “tacto.
Crenças – As pessoas têm crenças, opiniões e sentimentos que entram em jogo quando estão a comunicar. Não digas simplesmente a alguém que está errado, porque isso a faz defender a sua posição. Torna-te consciente dos teus pontos de vista e crenças.

Ganhar/Perder – Os relacionamentos não são um jogo de "ganha-perde". Uma comunicação bem sucedida pode ajudar-te a encontrar uma terceira alternativa (um “terreno comum”). A chave é estar consciente da opinião e sentimentos das outras pessoas.
Aprende a encontrar um terreno comum e a compreender quando devemos afastar-nos de uma situação e voltar a ela mais tarde. Quando entramos numa discussão que começa a aquecer devemos afastar-nos por alguns minutos e voltar a ela quando estivermos mais calmos.

Verbalizar, Explicar, Mudar – Fala sobre isso, explica, discute e chega a um acordo mútuo sobre como vai ocorre a mudança.

Mantém a Calma – Numa discussão mantêm a calma e a ponderação. “Absorve” a informação e acalma-te. Não “percas a cabeça! Se isso acontecer, afasta-te e volta quando já não estiveres com raiva.

Estabelece uma ligação – Pede esclarecimentos, se não entendes o que te estão a dizer.

Sentes, Sinto, Descobri – Usa a frase “Eu sei como tu te sentes, eu já me senti assim também, e isto foi o que eu descobri”. Esta é uma excelente ferramenta que deves ter sempre presente

Por tudo isto:
  1. Concentra-te nas tuas habilidades de comunicação.
  2. Aumenta a tua consciência relativamente à audição.
  3. Aplique as sugestões e ferramentas que te apresentei.
  4. Torna-te ciente de como tu estás a comunicar e a ouvir, porque tudo começa com a forma como ouves antes de falar.
  5. Pratica alguma técnica de meditação para limpar a tua mente antes de teres uma conversa importante.
  6. Antes de uma conversa ou apresentação importante, pratica o que vais dizer em frente a um espelho.
 Tu Lideras A Tua Vida

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