O autor Steven Sample escreveu no seu livro The Contrarian’s Guide to Leadership: "A
pessoa média sofre de três ilusões: a de que ele sabe viver a vida, que ele tem
um bom senso de humor, e que ele é um bom ouvinte."
Ouvir não é estar à espera pacientemente que alguém termine a sua declaração, apenas para lhe dizer que está errado nas suas opiniões. Os grandes líderes são capazes de suspender o seu julgamento ao ouvir as ideias dos outros, bem como para aceitar novas formas de fazer as coisas.
Ouvir não é estar à espera pacientemente que alguém termine a sua declaração, apenas para lhe dizer que está errado nas suas opiniões. Os grandes líderes são capazes de suspender o seu julgamento ao ouvir as ideias dos outros, bem como para aceitar novas formas de fazer as coisas.
Ser um bom ouvinte é desenvolver a capacidade de ouvir e entender os
problemas ou preocupações do outro (seja ele quem for). Ouvir é fundamental
para desenvolver habilidades de liderança.
Ser um grande comunicador é, na minha opinião, um traço fundamental
para se tornar um bom líder, mas, eu diria quase secundário quando comparado
com a importância de ser capaz de ouvir.
A nossa mente nunca para e está constantemente a “disparar” informação.
Todos caímos em armadilhas que devemos evitar, a fim de melhorar as nossas habilidades
de escuta. Aqui estão alguns exemplos:
- Evitar o contacto com os olhos e não olhar para a pessoa que fala ou com quem estás a falar. Se não estabelecemos contacto visual, o orador sente que não lhe estamos a dar toda a atenção.
- Não fazer perguntas. Isso mostra que não estás interessado e que não estás a ouvir o que ele ou ela está a dizer.
- Interromper – Quando interrompes, o teu interlocutor sente que não estás a valorizar o que ele ou ela está a dizer. Ele vai sentir-se frustrado pela incapacidade de terminar o seu raciocínio.
- Mudar de assunto – Isso indica que a tua mente está noutro lugar. Mostra que não estás a concentrar-te no que está a ser dito naquele momento, e faz o orador sentir que não é importante. Esta atitude também pode dar a impressão de que estás a evitar o assunto em discussão porque não te sentes confortável com isso.
- Não sorrir também não ajuda – Um sorriso é um gesto simples que faz com que todos se sintam mais confortáveis e à vontade. Precisamos de nos lembrar que a maioria das pessoas apresentam algumas limitações, enquanto expressam verbalmente os seus pontos de vista. Sorrir cria uma atmosfera mais agradável, amigável e suave.
- Evita cruzar os braços, pois isso pode ser interpretado como um sinal negativo relativamente ao ponto de vista da outra pessoa.
- Se estiveres a falar com alguém que está sentado, também tu deves sentar-te – Permanecer “acima” de alguém pode ser interpretado como uma atitude "autoritária" e pode criar a impressão errada.
O tempo que usas
para ouvir é uma excelente oportunidade. Relaxa, “abre” os teus ouvidos,
pensamentos e a mente.
Não te esqueças de
que temos dois ouvidos e apenas uma boca. É por alguma razão.
Tu Lideras A Tua Vida…