As relações no local de trabalho são muito importantes e críticas, influenciando a nossa capacidade de avançar e progredir. A maioria das pessoas deixa ou perde os seus empregos porque não são capazes de ter fortes relações de trabalho.
No entanto, todos podemos fazer algo para ter melhores relações no local de trabalho. Por exemplo:
Esclarecer o objectivo – Certifica-te de repetir e esclarecer o objectivo estabelecido com a pessoa com quem estás a trabalhar (seja ela o teu chefe ou um par). Quando todos estiverem na mesma sintonia as coisas vão funcionar melhor. Qual é a expectativa? Anota a resposta e (sempre que se justifique) obtêm dos envolvidos uma assinatura. Isto é de superior importância quando estão a ser estabelecidos objectivos de desempenho ou crescimento profissional.
A pergunta certa – Todos nós temos uma forma diferente de interpretar a mensagem quando falam connosco. Faz a pergunta certa para obteres as respostas que precisas e assim resolver o problema que tens em mãos. Abranda o teu processo de raciocínio e pensa em como vais fazer a pergunta.
Ouve – Dá à outra pessoa a oportunidade dela falar. Ouve com atenção.
Torna-te um “Mestre do Follow Up” – Estas são pessoas que acompanham de forma efectiva o desenvolvimento dos seus projectos. Elas têm um sistema e uma estrutura. Quando alguém te pedir para fazeres algo tu estarás sempre pronto, e capas de lidar com o que vêm ter contigo.
Boatos – Fica longe dos boatos e insinuações. É tentador ficar “agarrado” na conversa de café, mas simplesmente não participes nessa conversa. Não participes e afasta-te. Não te envolvas em “políticas de escritório”. Desta forma vais construir o respeito, porque és alguém que não fala sobre os outros.
Trabalho em Equipa – Concentra-te em apoiar aos objectivos da Equipa. Define os objectivos da equipa de forma conjunta, em consideração com as orientações da gestão. Participa da equipa como um líder ou como um seguidor, dependendo daquilo que os resultados deverão ser.
Porta Aberta – Mantém uma política de porta aberta. Comunica, interage e partilha com as pessoas na tua Instituição.
Não te lamentes – Ninguém quer ouvir os teus problemas. Pára de reclamar. Vê os teus problemas como oportunidades. Pára com o “ciclo de reclamar” (“o meu problema é ainda pior do que o teu!”). Não tragas energias negativas para o escritório/local de trabalho.
Sê Positivo – Usa as tuas palavras para elogiar e passar palavras positivas. Sê uma pessoa sempre atenciosa, simpática e que trata as pessoas com graça e elegância.
Apresenta-te com uma luz positiva. Certifica-te que estás envolvido de uma forma positiva com a tua vida em todas as situações. Aplica algumas destas sugestões à tua interacção diária e vais ver como elas vão ajudar as tuas relações de trabalho.
Nas tuas relações de trabalho certifica-te de que aplicas estes princípios desde hoje em diante (isto se já não os estiveres a fazer).
Lembra-te também de que podes começar aos poucos, com apenas uma ou duas sugestões (melhorias) de cada vez, e ir progredindo aos poucos:
- Esclarece/Clarifica o objectivo;
- Faz a pergunta certa;
- Ouve
- Transforma-te num Mestre do Follow Up;
- Fica longe dos boatos e mexericos;
- Sê um jogador de equipa;
- Pratica uma política de portas abertas
- Não te estejas sempre a lamentar;
- Sê positivo.
TU LIDERAS A TUA VIDA