O livro STRESS E BURNOUT - Quando o Corpo e a Mente Quebram, do Enfermeiro Gestor Fernando Pina, é um livro bem estruturado e de leitura agradável.
Mas mais importante do que estes simples atributos, é a forma como a problemática do burnout é apresentada, fazendo o leitor refletir sobre si mesmo, nos seus momento de stress e no seu possível burnout.
Para um Enfermeiro Gestor como eu, todas as estratégias apresentadas ao longo do livro pelos diferentes autores, se revelaram muito úteis, quer para mim próprio, quer para aplicação na equipa que tenho o privilégio de liderar.
Permito-me terminar com um excerto que encontrei no epílogo do livro (da autoria de de Margarida Alvarenga), e que considero encapsular o sentido desta obra.
"Os enfermeiros precisam de ser cuidados e de cuidar de si para poder cuidar dos outros. Neste sentido cuidar do bem-estar emocional e físico deve ser também uma prioridade não apenas do enfermeiro, mas também dos seus pares e superiores.
Esta atenção, de todos para com todos, dentro das equipas de saúde no sentido de garantir suporte emocional e psicológico aos profissionais, bem como a promoção de políticas de prevenção e medidas para reduzir a sobrecarga de trabalho, torna-se emergente."
Parabéns Colega e Amigo Fernando Pina
TU LIDERAS A TUA VIDA
Fernando Barroso