Ao ler o livro GRIT de Angela Duckworth, encontrei o conceito de JOB CRAFTING e tive de ir explorar.
JOB CRAFTING pode traduzir-se em "esculpir o trabalho".
Seja qual for o trabalho que tenhas, imagina que podes descobrir partes do teu trabalho que te são mais significativas, tornando o teu trabalho mais agradável de desenvolver. Com o JOB CRAFTING consegues identificar novas formas de fazer algumas das tarefas incluídas na tua descrição de funções ou mesmo identificar outras tarefas que podem actuar como motivadores para fazeres mais e melhor o teu trabalho.
Com o JOB CRAFTING encontras um propósito para fazeres aquilo que fazes.
O conceito de JOB CRAFTINGrefere-se assim a uma prática de reconstrução (quase como um artesão que está a esculpir uma peça de madeira) do significado de trabalho contrário à definição e ao cumprimento rigoroso de responsabilidades, indo mais além.
A ideia é tornar as actividades profissionais mais produtivas por meio do despertar de uma relação mais afectiva com as funções exercidas.
Ou seja, quem esteja "desiludido" com o seu trabalho, pode desta forma descobrir um novo significado, uma nova motivação para aquilo que está a fazer e com isso desenvolver um propósito que lhe permita um melhor e mais gratificante desempenho.
E não é isto que todos queremos para as nossas vidas?
Encontrei uma série de vídeos que explicam bem este conceito.