domingo, 18 de setembro de 2011

O Poder do Perito – Liderar desde a linha da frente


Existem muitas bases diferentes de poder que um líder pode utilizar e explorar.
Estas incluem alguns poderes “problemáticos”, tais como o poder da posição, o poder de dar recompensas, o poder de punir e o poder de controlar a informação.
Embora estes tipos de poder possuam alguma força, eles colocam a pessoa a ser liderada numa posição pouco saudável de fraqueza, e pode deixar os líderes que utilizam estes poderes básicos conotados com o poder autocrático e “fora de contacto”.
Mais do que isso, a sociedade mudou enormemente nos últimos 50 anos. Os cidadãos são individualmente mais poderosos, e os funcionários são mais capazes de mudar de emprego. Poucos de nós gostamos de sentir o poder exercido sobre nós, e muitos fazem tudo o que podem para minar as pessoas que usam esses tipos de poder.
No entanto, existem três tipos de poder positivo que os líderes eficazes utilizam: poder carismático,  e poder de referência e o poder do perito.


Compreender o Poder de um Perito
Um dos estudos mais notáveis sobre o exercício do poder foi conduzido pelos psicólogos sociais John French e Bertram Raven, em 1959 (http://en.wikipedia.org/wiki/French_%26_Raven's_Five_bases_of_Power). Eles identificaram cinco bases de poder:
Legítimo – Isto vem da crença de que uma pessoa tem o direito de fazer exigências, e esperar o cumprimento e obediência dos outros.
Recompensa – Isto resulta da capacidade de uma pessoa para compensar outra pelo cumprimento.
Perito – Isto é baseado na habilidade superior e conhecimento de uma pessoa.
Referente – Este é o resultado de atractividade percebida de uma pessoa, da sua dignidade e direito ao respeito dos outros.
Coercitiva – Isto vem da crença de que uma pessoa pode punir os outros por não cumprimento.

Este artigo debruça-se sobre a construção do poder como perito.

O poder como perito é essencial, pois como líder, a tua equipa vai procurar em ti direcção e orientação. Os membros da equipa precisam de acreditar na tua capacidade para definir uma direcção que valha a pena, ser capaz de proporcionar boa orientação e coordenar um bom resultado.
Se a equipa te reconhecer como um verdadeiro perito, eles serão muito mais receptivos quando aplicares técnicas de influência, tais como a persuasão racional e o apelo inspirador.
E se a tua equipa te vê como um perito, vais sentir maior facilidade em orientá-los de forma a criar uma elevada motivação:
  • Se os membros da tua equipa te respeitarem como perito, eles vão saber que podes mostrar-lhes como trabalhar de forma eficaz.
  • Se os membros da tua equipa confiarem no teu julgamento, eles vão confiar em ti para orientar os seus melhores esforços e trabalho duro de tal forma que vais conseguir retirar deles o seu melhor desempenho no trabalho.
  • Se eles poderem testemunhar os teus conhecimentos, os membros da equipa serão mais propensos a acreditar que tu tens a sabedoria para dirigir os seus esforços para um objectivo que valha realmente a pena.
Tomados em conjunto, se a tua equipa te vê como um perito, verás que é muito mais fácil motivar os membros da equipe a ter um desempenho ao seu melhor nível

Então, como construir o poder como perito?

  • Ganhar perícia: O primeiro passo é bastante óbvio (e por vezes demorado) – obter perícia. Se já tiveres o hábito de obter informação actualizada e pertinente para as funções que desempenhas, é possível que já tenhas progredido bastante nesse sentido. Mas ser apenas um perito não é suficiente, também é necessário que os membros de tua equipa reconheçam os teus conhecimentos e que te vejam como uma fonte credível de informação e aconselhamento.
Gary A. Yukl, no seu livro "Liderança nas Organizações" (http://www.amazon.com/Leadership-Organizations-6th-Gary-Yukl/dp/0131494848), detalha alguns passos necessários para construir o poder como perito. Eis a seguir um resumo dessas etapas:
  • Promover uma imagem de perito: Uma vez que a imagem de um perito é percebida em muitas profissões, como estando associada à educação e experiência de uma pessoa, um líder deve (subtilmente) certifique-se que os subordinados, pares e superiores estão cientes de sua educação formal, experiência profissional relevante, e realizações significativas. Uma táctica comum para passar essa informação é expor (literalmente) diplomas, certificados, prémios, e outras provas de perícia em local de destaque no escritório - afinal, se trabalhas-te duro para adquirir o conhecimento, é justo que obtenhas o devido crédito por isso. Outra táctica é fazer referências subtis à educação ou experiência prévia (por exemplo, "Quando eu era chefe de equipa no serviço X, nós tivemos um problema semelhante a este"). Cuidado, porém, esta táctica pode facilmente ser exagerada.
  • Manter a credibilidade: Uma vez estabelecida, a imagem de perito deve ser cuidadosamente protegida. O líder deve evitar fazer comentários descuidados sobre assuntos sobre os quais esteja mal informado, e deve evitar ser associado a projectos com uma baixa probabilidade de sucesso.
  • Agir com confiança e determinação numa crise: Numa situação de crise ou de emergência, os subordinados preferem um líder que "tome conta" e que pareça saber como dirigir o grupo a lidar com o problema. Neste tipo de situação, os subordinados tendem a associar uma liderança firme e confiante com conhecimento especializado. Mesmo que o líder não tenha a certeza da melhor forma de lidar com uma crise, se expressar dúvidas ou parecer confuso arrisca-se a perder influência sobre os subordinados.
  • Mantêm-te informado: O poder de um perito é exercido através de uma persuasão racional e demonstração de perícia. A persuasão racional depende de um firme conhecimento de factos actualizados. Portanto, é essencial para um líder que se mantenha bem informado sobre qualquer evolução dentro da equipa, dentro da organização, e no mundo exterior.
  • Reconhecer as preocupações dos subordinados: Utilizar uma persuasão racional não deve ser visto como uma forma de comunicação unidireccional do líder para os subordinados. Os líderes eficazes ouvem atentamente as preocupações e incertezas dos membros da sua equipa, e certificam-se que abordam essas preocupações quando fazem um apelo persuasivo.
  • Evita ameaçar a auto-estima dos subordinados: O poder dos peritos é baseado num diferencial de conhecimento entre o líder e os membros da equipa. Infelizmente, a própria existência de tal diferencial pode causar problemas se o líder não é cuidadoso com a forma como ele exerce o seu poder como perito. Os membros da equipa podem não gostar de comparações desfavoráveis onde a diferença é muito grande e óbvia. Eles são susceptíveis a ficar perturbados por um líder que ostenta com superioridade e arrogância a sua “superior perícia”. No processo de apresentação de argumentos racionais, alguns líderes dirigem-se aos membros da sua equipa de forma condescendente e transmitem a impressão de que outros membros da equipa são "ignorantes". É fundamental que tal nunca ocorra.

Ser um líder numa equipa não é tarefa fácil, mas tu podes encontrar o caminho certo.
Tu Lideras a Tua Vida

Sem comentários:

Enviar um comentário