sábado, 11 de janeiro de 2020

Sugestões para Construção de um Plano para o Novo Ano

O novo ano de 2020 está aqui.

A maioria de nós vai passar por este novo ano e chegar ao fim apenas como mais um ano das suas vidas. O trabalho vai continuar o mesmo. As rotinas vão ser mantidas. Nenhum livro será lido para melhorar a nossa vida. E no fim, vamos ficar deprimidos por ter desperdiçado o ano todo  a ver televisão...
Ou então não...
Alguns, os que querem realmente fazer alguma coisa com as suas vidas já perceberam que são os principais responsáveis pela maioria das coisas que lhes acontece durante o ano.

A ideia chave é ter um plano para o ano que começa.
Se não tiver um plano, é quase certo que vais falhar.

Se tiver um plano, é muito mais provável que consiga alcançar o que pretende. Por isso, para tudo o que estejas a fazer, arranja papel e caneta e começa a planear os próximos 12 meses da tua vida. Podes seguir estas sugestões para construção de um plano:

  1. Arranja um diário - Sim, se ainda não o tens, estás a perder uma ferramenta que te ajuda a organizar o teu dia, as tuas acções futuras e a conseguir um registo incrível da tua vida ao qual podes regressar e rever de forma privada. Reuniões, projectos, fotografias, sonhos e desejos. Podes colocar tudo lá dentro. Eu uso o método Bullet Journal e recomendo que faças o mesmo.
  2. Escreve no papel quais os teus sonhos e aspirações para "Um dia" - Não tenhas medo de sonhar grande, mesmo que te pareça impossível. É o sonho que comanda a vida.
  3. Escreve quais são os teus objectivos a 5 anos - É um período que passa depressa. A sério. basta pensares onde estavas à 5 anos atrás e vais ver que passou rápido. A ideia aqui é definir o que gostarias de conseguir em 5 anos.
  4. Agora escreve o que vais fazer durante este novo ano - para ficares mais perto dos teus objectivos a 5 anos. - Escreve sobre a tua vida pessoal e sobre a tua vida profissional. Queres fazer uma viagem? Inscrever-te num curso? Ler um conjunto de livros? Planear o casamento (o teu ou de um familiar)? Tudo é possível de conquistar se tiveres um plano.
  5. Coloca cada objectivo que definiste, individualmente, no topo de uma página A4 ou no topo de uma página do teu diário. logo abaixo desse objectivo (vamos chamar-lhe projecto)  escreve a seguinte pergunta: Qual a Próxima Acção? a seguir deves escrever qual a próxima ação que está verdadeiramente ao teu alcance e que consegues fazer para ficar um pequeno passo mais próximo do teu objectivo. Deve ser algo simples mas que consigas efectivamente fazer.
  6. Agora faz a tua "próxima ação".
  7. Repete os pontos 5 e 6 - Parabéns, estás mais próximo de teres a vida que sempre sonhaste.

TU LIDERAS A TUA VIDA

Fernando Barroso

2 comentários:

  1. Acrescentaria apenas, na gestão de tarefas (para quando não se sabe por onde começar), iniciar pelas tarefas que requerem menos tempo/esforço. Assim, reforça-se a motivação e a percentagem de conclusão começa a tornar-se "real".

    Parabéns e um excelente 2020 recheado de sucessos.

    ResponderEliminar