sábado, 28 de janeiro de 2012

“O Grande Ditador” Discurso de Charlie Chaplin (Traduzido em Português)


“O Grande Ditador”
Filme lançado em 1940
Discurso de Charlie Chaplin (Traduzido em Português)
Texto original em inglês (http://luis.impa.br/chaplin.html)
"Desculpem-me, mas eu não quero ser um Imperador, esse não é o meu objectivo.  Eu não pretendo governar ou conquistar ninguém.
Gostaria de ajudar a todos, se possível, judeus, gentios, negros, brancos. Todos nós queremos ajudar-nos uns aos outros, os seres humanos são assim. Todos nós queremos viver pela felicidade dos outros, não pela miséria alheia. Não queremos odiar e desprezar o outro. Neste mundo há espaço para todos e a terra é rica e pode prover para todos.

O nosso modo de vida pode ser livre e belo. Mas nós estamos perdidos no caminho.

A ganância envenenou a alma dos homens, e barricou o mundo com ódio; ela colocou-nos no caminho da miséria e do derramamento de sangue.

Nós desenvolvemos a velocidade, mas sentimo-nos enclausurados:
As máquinas que produzem abundância têm-nos deixado na penúria.
O aumento dos nossos conhecimentos tornou-nos cépticos; a nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco:
Mais do que máquinas, precisamos de humanidade;
Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura.

Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

O avião e o rádio aproximaram-nos. A própria natureza destas invenções clama pela bondade do homem, um apelo à fraternidade universal, à união de todos nós. Mesmo agora a minha voz chega a milhões em todo o mundo, milhões de desesperados, homens, mulheres, crianças, vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Para aqueles que me podem ouvir eu digo: "Não se desesperem".

A desgraça que está agora sobre nós não é senão a passagem da ganância, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano: o ódio dos homens passará e os ditadores morrem e o poder que tiraram ao povo, irá retornar ao povo e enquanto os homens morrem [agora] a liberdade nunca perecerá…

Soldados: não se entreguem aos brutos, homens que vos desprezam e vos escravizam, que arregimentam as vossas vidas, vos dizem o que fazer, o que pensar e o que sentir, que vos corroem, digerem, tratam como gado, como carne para canhão.

Não se entreguem a esses homens artificiais, homens-máquina, com mentes e corações mecanizados. Vocês não são máquinas. Vocês não são gado. Vocês são Homens. Vocês têm o amor da humanidade nos vossos corações. Vocês não odeiam, apenas odeia quem não é amado. Apenas os não amados e não naturais. Soldados: não lutem pela escravidão, lutem pela liberdade.

No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito:
"O reino de Deus está dentro do homem"
Não um homem, nem um grupo de homens, mas em todos os homens; em você, o povo.

Vós, o povo tem o poder, o poder de criar máquinas, o poder de criar felicidade. Vós, o povo tem o poder de tornar a vida livre e bela, para fazer desta vida uma aventura maravilhosa. Então, em nome da democracia, vamos usar esse poder, vamos todos unir-nos. Lutemos por um mundo novo, um mundo bom que vai dar aos homens a oportunidade de trabalhar, que lhe dará o futuro, longevidade e segurança. É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder, mas eles mentem. Eles não cumprem as suas promessas, eles nunca o farão. Os ditadores libertam-se, porém escravizam o povo. Agora vamos lutar para cumprir essa promessa. Lutemos agora para libertar o mundo, para acabar com as barreiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à intolerância. Lutemos por um mundo de razão, um mundo onde a ciência e o progresso conduzam à felicidade de todos os homens.

Soldados! Em nome da democracia, vamos todos unir-nos!

Olha para cima! Olha para cima! As nuvens estão a dissipar-se, o sol está a romper. Estamos a sair das trevas para a luz. Estamos a entrar num novo mundo. Um novo tipo de mundo onde os homens vão subir acima do seu ódio e da sua brutalidade.
A alma do homem ganhou asas e, finalmente, ele está a começar a voar. Ele está a voar para o arco-íris, para a luz da esperança, para o futuro, esse futuro glorioso que te pertence, que me pertence, que pertence a todos nós.
Olha para cima!
Olha para cima!"
(Tradução, Fernando Barroso)
TU LIDERAS A TUA VIDA

9 comentários:

  1. HOJE ESSE DISCURSO DE CHARLES CHAPLIN, CONTINUA VALENDO.

    ResponderEliminar
  2. Muito lindo esse discurso, toca na nossa alma. E muito mais emocionante é vê-lo, com Charles Chaplin discursando, vale a pena assistir!
    ps: quem quiser assistir, está aqui o link: http://www.youtube.com/watch?v=K2K9519Upes

    ResponderEliminar
  3. Em poucos minutos, um homem que pouco falou, disse muito. Mais que aqueles que muito falam, e nada dizem.
    Como é possível, aproximadamente sete decadas após este iluminado discurso, verificamos que muito poucas foram as transformações.
    um enorme discurso de um pequeno grande homem

    ResponderEliminar
  4. Este discurso é como uma lufada de esperança para a humanidade. A humanidade perdeu se do caminho e coisas como este discurso mostra que ainda existe esperança que todos voltemos ao caminho certo, caminho esse que só com Deus no coração de cada um, se torna o correcto. Não percam a esperança, lembrem se que a consciência é Deus a falar com vocês, e Jesus quer nos unidos, 'que diria Ele se Lá chegássemos uns sem os outros?'. Pensem pela vossa cabeça e nunca pelo que a sociedade impinge.

    ResponderEliminar
  5. As palavras mais sabias, atuais e a frente de nosso tempo.

    ResponderEliminar
  6. Além de Real, é Muito Atual... DEVIA SER CONDIÇÃO SINEQUANON, para os "desalmados" dos dias de hoje, INCUTI-LO E APLICÁ-LO, no exercício do cargo, já que estes costumam buscar o poder a todo custo.

    ResponderEliminar
  7. ..Nos dias atuais este discurso está mais vivo .De quando foi criado em 1940 onde evoluímos se paramos a pensar com estes dizeres real destas palavras de um cotidiano da raça humano.Diferente da época qual foi criado este discurso hj se olhamos nos dias de hj;com tantas descobertas de lá pra cá tecnologia etc.O que nos tornamos o egoísmo nos consome a sede de poder e desejo de está sempre em destaquesão e não somente profissionaleia e sim em tudo ...Nos tornamos inceseivel com nos mesmo ..Os valores no mundo são todos ao contrário do que deveria ser realmente .Tudo é capital influência e poder continuamos tão miserável quanto antes ....Estamos caminhado para fim trágico da humanidade se perdeu o amor os valores da família etc.

    ResponderEliminar