domingo, 27 de fevereiro de 2011

Trabalhar com Colegas Preguiçosos…

Trabalhas com colegas que não se esforçam?

Talvez, eles percam uma grande parte do dia a jogar na internet, a ver o email pessoal ou a conversar de forma interminável. Ou, talvez façam pausas extra-longas, e são felizes assim, a fazer o mínimo possível.

Se tu tens que trabalhar com um colega assim, então sabes como isso pode ser frustrante. Trabalhar com alguém que é preguiçoso é sempre um desafio pessoal, mas também pode reduzir a produtividade e a moral de todos os demais no local de trabalho.
No entanto, se tu não fores o chefe dessa pessoa, há alguma coisa que possas fazer?
Tens simplesmente que tolerar isso, ou deves enfrentar a situação de frente?
Eis algumas sugestões?


QUAIS SÃO AS TUAS OPÇÕES?
Se tens um colega preguiçoso perto de ti, tu tens provavelmente várias opções.

A tua primeira opção é ignorar a situação e ires à tua vida. Se o colega preguiçoso não te está a causar problemas de qualquer forma, esta pode ser a melhor opção.

É claro que é irritante e injusto que ele esteja a safar-se fazendo apenas uma fracção do trabalho. Mas, eventualmente, o seu fraco desempenho vai acabar por alcançá-lo. Entretanto, “deixa-o ir” e concentra-te em fazer bem o teu próprio trabalho, e certifica-te de que obténs o reconhecimento que mereces.
No entanto, se a ociosidade do teu colega está a ter um impacto negativo sobre o teu trabalho, ou o de teus colegas de equipa, então tens de tomar medidas.

Outra opção é fazeres o trabalho que o teu colega não está a fazer. Isso irá cuidar das tarefas negligenciadas, mas esta atitude só vai acrescentar mais stress e frustração, já que agora estarás tu a fazer o trabalho dele

Deixar o teu colega de trabalho continuar com os seus maus hábitos de trabalho também pode causar um impacto negativo na tua reputação, ou na da tua equipa.

A tua última opção é seres assertivo e tomar medidas concretas para fazê-lo parar de ser tão preguiçoso.
Vamos ver algumas abordagens para conseguir isso.

COMEÇAR UM DIÁLOGO
Começa com uma conversa em privado com o teu colega de trabalho.

Em primeiro lugar, explica-lhe como as suas acções estão a afectar-te e aos outros membros da equipa. Cita datas ou situações específicas que irão activar a sua memória – aqui tens de ser o mais detalhado que te for possível.

Por exemplo, se ele deveria ter preparado uma apresentação para a reunião da semana passada e não conseguiu cumprir o prazo, então deixa que ele saiba que tu tiveste que ficar até mais tarde para concluir o seu trabalho. Fazê-lo ver que as suas acções (ou a falta delas) está a ter uma influência pessoal sobre ti pode transmitir o recado.

Esta pode ser uma conversa difícil de se ter, mas tens de ser respeitoso e educado, e tenta evitar ficares emocionado ou com raiva.
Se estiveres nervoso ou inseguro do que vais dizer, então tenta “visualizar” tudo o que queres dizer. Assim ficas melhor preparado para este encontro.

Se o teu colega de trabalho “despeja” regularmente as suas próprias responsabilidades sobre ti, então é hora de acabares com esse comportamento. Diz-lhe de forma firme que tu não vais voltar a cobrir as suas falhas, ou assumir as suas tarefas, por mais tempo. Salienta que, se o seu comportamento não mudar, tu não terás outra escolha se não ir falar com o vosso chefe.

O teu colega de trabalho pode não responder positivamente a esta conversa. Assim, para te preparares para isso, talvez queiras saber mais sobre como lidar com pessoas difíceis . Se as coisas aquecerem, acaba com a conversa e vai-te embora - nada de produtivo surgirá de uma discussão.

SUGESTÃO: Mantém apontamentos ou notas de tudo o que fazes e porquê o fazes. Se o teu colega de trabalho fizer um estardalhaço sobre o que estás a fazer, tu precisas ser capaz de te defender!

PRESTA ATENÇÃO E OUVE DE FORMA ACTIVA.
Tu podes pensar que o teu colega de trabalho é simplesmente preguiçoso, ou então que ele simplesmente não se importa.
Mas pode haver outra razão pela qual ele não está a conseguir realizar o trabalho.
Talvez ele não esteja no papel certo e se sinta oprimido por todas as suas tarefas. Ele pode não saber que uma determinada tarefa é responsabilidade sua, ou pode não ter as competências necessárias para fazer o seu trabalho de forma eficaz.
Ele pode ainda estar a lidar com questões stressantes, como uma doença pessoal ou familiar, um divórcio, ou problemas com os seus filhos.
Pede-lhe para que te explique o seu lado da história, e ouve com atenção o que ele tem a dizer. Podes surpreender-te e descobrir que “existe mais do que a vista alcança”. Às vezes, basta estar disponível para ouvir e isso pode fazer uma grande diferença.

O GESTOR INVISÍVEL
Outra estratégia que podes usar é ajudar o colega preguiçoso de uma forma subtil. Ou seja, podes “moldar” o seu comportamento e motivação, sem que ele perceba que o estás a fazer.
Por exemplo, se tu achas que o teu colega de trabalho está desmotivado porque não está no papel certo, pergunta-lhe o que ele gosta de fazer. Então, tenta passar-lhe projectos e tarefas que se adeqúem ao seu papel ideal.
Tu também podes emprestar-lhe livros ou artigos que possam ajudá-lo a desenvolver-se profissionalmente. Isso pode anima-lo e motivá-lo em relação ao que está a fazer e melhorar o seu moral.
Quando o teu colega de trabalho se superar e fizer um bom trabalho, reconhece os seus esforços. Muitas vezes, os elogios e agradecimentos dos colegas de equipa podem ser mais gratificante do que as do chefe.

FALAR COM O CHEFE

Se, apesar dos teus melhores esforços, o teu colega não melhora ou não muda, e se a sua preguiça ainda está a causar problemas para ti ou para a tua equipa, então podes ter que falar com o teu chefe.

Antes de fazer isso, recorda de novo ao teu colega que não tens outra escolha a não ser ir falar como o vosso chefe, se o seu comportamento não mudar.

Entretanto, anota exactamente o que o teu colega de trabalho está (ou não) a fazer. Se ele passa duas horas no almoço e não compensa esse tempo, se ele está constantemente a sair para ir fumar, anota esses comportamentos. Se ele está a fazer chamadas pessoais ou a navegar na internet, anota os horários e quaisquer outras informações relevantes.

Deves fazer isto durante um período de algumas semanas para reunir provas suficientes, e dar ao teu colega, uma nova possibilidade de melhorar o seu comportamento.

Se não ocorrerem alterações no seu comportamento, marca uma reunião com o vosso chefe. Explica a situação de forma clara e honesta, e demonstra detalhadamente os passos que deste para que o teu colega de trabalho mudasse.
Mais uma vez, tentar manter a emoção e o drama de fora da conversa.

Deves também levar todos os registos, para o caso de teres de provar que o teu colega de trabalho tem andado a esquivar-se aos seus deveres.

A partir dai entrega completamente a situação ao teu chefe. Afinal, já fizeste tudo o que podias.

PONTOS-CHAVE:Trabalhar com um colega preguiçoso pode ser uma experiência desafiadora e frustrante. Trabalhadores preguiçosos que não produzem no topo das suas capacidades podem prejudicar o moral de toda a equipa, e até mesmo causar repercussões negativas na tua própria carreira.

Normalmente, o primeiro passo será reunir com esse colega em particular. Diz-lhe como o seu mau desempenho está a afectar o teu próprio trabalho. Também podes tentar ajudá-lo subtilmente mudando a sua motivação e comportamento.

Se, no entanto, esta abordagem não funciona depois lhe teres dado várias oportunidades de melhorar, tens de entregar o problema ao teu chefe. É da sua responsabilidade lidar com assuntos de gestão de pessoal, uma vez que tu já fizeste tudo o que podias.

TU LIDERAS A TUA VIDA

1 comentário:

  1. Digitei em search no google exatamente o título do seu tema e apareceu o seu texto. Direto cliquei. Achei ótimas as suas sugestões. É tão aflitivo se sentir sobrecaregado porque alguém não cumpre suas atribuições!! Estresse total. Obrigada pela clareza e inteligência do seu texto. Super útil pra mim, vou lê-lo outras vezes e tentar praticar alguns tópicos!! Aliás, muitas coisas boa em seu blog, voltarei outras vezes! Até! Abraços

    ResponderEliminar