sábado, 12 de fevereiro de 2011

10 Erros Comuns de Liderança e Gestão

“Experiência é o nome que cada um dá aos seus erros.” - Oscar Wilde

É comum dizer-se que os erros proporcionam grandes oportunidades de aprendizagem. No entanto, é muito melhor não chegar a comete-los! Eis alguns erros comuns que os Lideres cometem:

1. Falta de Feedback
A Sara é uma representante de vendas talentosa, mas ela tem o hábito de atender o telefone de uma maneira pouco profissional. O seu chefe está ciente disso, mas ele está à espera da sua avaliação de desempenho para lhe dizer onde ela está a errar. Infelizmente, até que ela seja alertada para o problema, ela vai continuar a afastar potenciais clientes.

Segundo uma entrevista efectuada pelo Ken Blanchard Companies a 1400 executivos, falhar no momento de fornecer feedback é o erro mais comum que os líderes cometem. Quando não é fornecido um feedback imediato a um funcionário, estamos a privá-lo da oportunidade de melhorar o seu desempenho.
Para evitar este erro, aprende a dar feedback regular à tua equipa.


2. Não Arranjares Tempo Para A Tua Equipa
Quando és um gestor ou líder, é fácil ficares tão envolvido no teu próprio trabalho que deixas de estar disponível para a tua equipa.

Sim, tu tens projectos que precisas de concluir e entregar. Mas a tua equipa deve vir em primeiro lugar – se não estiveres disponível quando eles precisam de ti, a equipa não vai saber o que fazer, e eles não terão o apoio e a orientação de que precisam para alcançar os seus objectivos.

Evita este erro, criando blocos de tempo específicos para a tua equipa na tua agenda, e aprende a usar a escuta activa com a tua equipa. Deus não te deu duas orelhas e uma boca por acaso.
Desenvolve a tua inteligência emocional, de forma a estares mais consciente da tua equipa e das suas necessidades. Podes ainda ter um horário regular para quando "a porta está sempre aberta", desta forma a tua equipa sabe quando pode obter a tua ajuda.

3. Ser Demasiado “Ausente” (“Hands-Off”)
Um dos elementos da equipa acaba de concluir um projecto importante. O problema é que ele não compreendeu correctamente as especificações do projecto, e tu não estiveste em contacto com ele enquanto ele estava a trabalhar no projecto. Agora, o projecto está concluído de forma errada, e tu vais ter de explicar isso a um cliente irritado.

Muitos líderes querem evitar a “micro gestão”. Mas ir para o extremo oposto (com um estilo de gestão de total liberdade, ausência ou “hands-off”) não é uma boa ideia. – Tu precisas de obter o equilíbrio certo.

4. Ser Demasiado Amigável
A maioria de nós quer ser visto como simpático e acessível para as pessoas na nossa equipa. Afinal, as pessoas são mais felizes a trabalhar para um gestor com quem se dão bem. No entanto, algumas vezes vais ter de tomar decisões difíceis em relação às pessoas da tua equipa, e algumas pessoas vão ficar tentadas a tirar partido da vossa relação caso tu sejas muito simpático com elas.
Isto não significa que não podes conviver com a tua equipa. Mas é imprescindível que obtenhas um equilíbrio certo entre ser Amigo e ser o Chefe.

Certifica-te de estabelecer limites claros para que os membros da equipa não sejam tentados a tirar proveito da vossa relação de amizade.

5. Ausência De Objectivos Definidos
Quando a equipa não tem objectivos claros, os seus dias de trabalho tornam-se confusos. Eles não podem ser produtivos se não fizerem ideia exactamente para o que é que estão a trabalhar, ou o que o seu trabalho significa. Eles também não podem priorizar a sua carga de trabalho de forma eficaz, o que significa que os projectos e as tarefas serão concluídos na ordem errada.

Evita este erro, aprendendo a definir objectivos SMART para a tua equipa (este acrónimo inglês “SMART” refere que um objectivo deve ser Specific/Específico; Measurable/Mensurável; Attainable/Realisável; Realistic/Realista e Time-bound/Limitado no Tempo).
Usa um cronograma (exposto em local acessível) para especificar os objectivos, para onde a equipa está a ir, e quais os recursos a que pode recorrer. Também é importante alinhar os objectivos de tua equipa com a missão da organização.

6. Não Compreender A Motivação
Sabes aquilo que realmente motiva a tua equipa? Aqui vai uma dica: provavelmente não é só dinheiro!

Muitos líderes cometem o erro de supor que a sua equipa está a trabalhar somente para a recompensa monetária. No entanto, é improvável que esta seja a única coisa que os motiva.
Por exemplo, pessoas que procuram um maior equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar podem ser motivadas por diferentes tipo de horário ou a possibilidade de realizar algumas tarefas em casa.
Outros serão motivados por factores tais como a realização pessoal, a responsabilidade extra, elogios, ou um sentimento de camaradagem.
O que motiva os elementos da tua equipa?

7. Recrutamento Apressado
Quando a equipa tem uma grande carga de trabalho, é importante ter uma equipa completa. Preencher um lugar vago muito rapidamente pode ser um erro desastroso.

Um recrutamento apressado pode levar-te a recrutar as pessoas erradas: pessoas que são pouco cooperantes, ineficazes ou improdutivas.
Com a pessoa errada, tu terás perdido tempo e recursos valiosos. O pior é que os outros membros da equipa estarão frustrados por ter de "carregar" um colega com mau desempenho.

Evita este erro, aprendendo a recrutar eficazmente, e sendo particularmente exigente sobre as pessoas que vais trazer para a tua equipa.

8. Não Dar O Exemplo
Se fizeres chamadas telefónicas pessoais durante o tempo de trabalho, não cumprires o horário ou falares negativamente sobre a tua chefia, achas que as pessoas da tua equipa não vão fazer o mesmo? Provavelmente vão!

Como líder, tens de ser um modelo para a tua equipa. Isto significa que, se eles precisam ficar até mais tarde, tu também deves ficar até mais tarde para os ajudar. Ou, se a tua organização tem uma regra que diz que ninguém come à secretária ou no seu Serviço, dá o exemplo e vai para a sala de descanso ou refeitório todos os dias para o almoço.
Lembra-te, a tua equipa está sempre a observar-te. Se queres moldar o seu comportamento, começa com o teu próprio. Eles vão seguir o exemplo.

9. Não Delegar
Alguns gestores não delegam porque sentem que ninguém além de si mesmo pode fazer trabalhos chave correctamente. Isto pode causar grandes problemas quando a carga de trabalho aumenta à sua volta e vão ficando stressados e cansados.

Delegar implica um grande esforço inicial, e pode ser difícil confiar inteiramente na tua equipa para fazer o trabalho correctamente. Mas se não delegares tarefas, nunca vais ter tempo para te concentrares na "visão mais ampla" pela qual a maioria dos líderes e gestores são responsáveis. Além do mais, vais deixar de desenvolver a tua equipa para que eles possam tirar a pressão de cima de ti.

10. Não Compreenderes o Teu Papel
Depois de te tornares um líder ou gestor, as tuas responsabilidades são muito diferentes das que tinhas antes.

No entanto, é fácil esquecer que o teu trabalho mudou, e que agora tens que usar um conjunto diferente de competências para seres eficaz (Competências de Liderança e de Gestão). Se não o fizeres podes não estar a fazer aquilo para que foste contratado (ou nomeado) – para liderar e gerir.

Certifica-te que aprendes essas competências. Não tenhas vergonha ou medo de pedir ajuda – Tu vais falhar se tentares utilizar apenas as habilidades técnicas, por melhores que elas sejam.

Pontos-chave:
Todos nós cometemos erros, e há alguns erros que os líderes e gestores cometem em particular. Estes incluem, não dar um bom feedback, ser demasiado ausente (“hands-off”), não delegar eficazmente e não compreender o seu próprio papel de líder.

É verdade que errar pode ser uma oportunidade de aprendizagem. Mas, aprender a reconhecer e evitar erros comuns pode ajudar-te a ser mais produtivo, bem sucedido e a ganhar o respeito da tua equipa.

Tu deténs a chave da mudança.

TU LIDERAS A TUA VIDA

Adaptado de - 10 Common Leadership and Management Mistakes. Avoiding Universal Pitfalls

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